Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bergiante, Níssia Carvalho Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Valdecy | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Lucas Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057601 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga como a aplicação estruturada de Key Performance Indicators (KPIs) pode transformar grandes volumes de dados em decisões técnicas que elevam o desempenho de carros e pilotos em eventos de corrida. Partindo de uma revisão teórica sobre motorsport, aerodinâmica, pneus e métricas de desempenho, o estudo define objetivos que incluem compreender o fluxo de análise de dados em pista, selecionar KPIs críticos e demonstrar sua utilidade na tomada de decisão. O estudo de caso foi conduzido em um fim de semana oficial de testes na pista “Fuji International Speedway”, onde KPIs de pressão e temperatura dos pneus, altura do carro e coeficientes aerodinâmicos embasaram ajustes de setup e orientaram o piloto em tempo real, validando a abordagem em diferentes condições de acordo com o feedback fornecido pelo piloto. Os resultados mostraram tendência de ganho de performance ao substituir avaliações manuais por métricas objetivas, como velocidade máximo, distribuição de downforce e coeficiente de arrasto, reduzindo erros e acelerando intervenções de engenharia; as conclusões destacam relevância dos KPIs para converter dados brutos em conhecimento útil, oferecer vantagem competitiva às equipes e fornece um método adaptável a outras categorias de competição. | - |
Descrição: dc.description | This study investigates how the structured application of Key Performance Indicators (KPIs) can transform large volumes of data into technical decisions that boost the performance of cars and drivers in racing events. Starting from a theoretical review of motorsport, aerodynamics, tires, and performance metrics, the research sets objectives that include understanding the track-side data-analysis workflow, selecting critical KPIs, and demonstrating their usefulness in decision-making. The case study was carried out during an official test weekend at Fuji International Speedway, where tire-pressure and tire-temperature KPIs, ride height, and aerodynamic coefficients supported setup adjustments and guided the driver in real time, validating the approach under different conditions based on driver feedback. The results showed a performance-gain trend when manual assessments were replaced by objective metrics, such as top speed, downforce distribution, and drag coefficient, reducing errors and accelerating engineering interventions; the conclusions highlight the relevance of KPIs for turning raw data into actionable knowledge, giving teams a competitive edge and providing a method adaptable to other racing categories. | - |
Descrição: dc.description | 83 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pneus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicador de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobilismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | KPIs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motorsports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance optimization | - |
Título: dc.title | Utilização de indicadores chaves de desempenho para a otimização do conjunto carro e piloto em um evento de corrida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: