A responsabilidade civil dos influenciadores digitais e a relação de consumo gerada pelos publiposts

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Daniela Juliano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4620285328081573-
Autor(es): dc.contributorSoares, Iara Duque-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6295246093239400-
Autor(es): dc.contributorMachado, Flávia Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0608654738551783-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Eduarda de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057589-
Descrição: dc.descriptionO cenário digital acarretou significativas mudanças nas relações interpessoais entre os indivíduos por meio das redes sociais, possibilitando, inclusive, que as relações consumeristas se adaptassem a essa nova realidade. Nessa perspectiva, uma das modificações mais notáveis relaciona-se à atividade do influenciador digital enquanto profissional inserido em meio às redes sociais e integrante do desenvolvimento publicitário de várias empresas. Sob essa lógica, o influenciador digital torna-se parte ativa da cadeia de fornecimento, passível de responsabilização civil por danos provocados por sua divulgação publicitária de produtos ou serviços, no formato dos conhecidos publiposts. A fim de contextualizar e conceituar o novo modo de consumir e seus agentes responsáveis, recorreu-se à técnica de pesquisa bibliográfica por meio de publicações, revistas, livros, teses e pesquisas acadêmicas. O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso é o de, com respaldo em uma metodologia dedutiva, se propor a analisar a constante exposição ao consumo nas redes sociais, refletindo sobre a atuação dos influenciadores digitais na criação de publiposts e sua responsabilidade objetiva e solidária na qualidade de integrantes da cadeia de fornecimento consumerista. Destarte, analisa-se a conceituação do fornecedor equiparado e seus desdobramentos quanto à responsabilização do influenciador digital. Conclui-se com o estudo de casos referente ao exercício do sistema misto de controle da atividade publicitária, por meio da Representação administrativa julgada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária contra a influenciadora Gabriela Pugliesi e da ação judicial proposta em face da influenciadora Virgínia Fonseca. Em seguida, por fim, são observadas as experiências francesa e chinesa que têm desafiado a atuação dos influenciadores digitais em seus países, com a análise da Lei francesa nº 2023-451 e o Código de Ética chinês voltados à regulamentação dos influenciadores digitais-
Descrição: dc.descriptionThe digital scenario has led to significant changes in interpersonal relationships between individuals through social networks, even enabling consumer relations to adapt to this new reality. From this perspective, one of the most notable changes is related to the activity of the digital influencer as a professional inserted in social networks and integral to the advertising development of several companies. Under this logic, the digital influencer becomes an active part of the supply chain subject to civil liability for damages caused by their advertising of products or services, in the format of the well-known publiposts. In order to contextualize and conceptualize the new way of consuming and its responsible agents, the technique of bibliographical research was used through publications, magazines, books, theses and academic research. The objective of this Course Completion Work is to, supported by a deductive methodology, propose to analyze the constant exposure to consumption on social networks, reflecting on the role of digital influencers in creating publiposts and their objective and joint responsibility as members of the consumer supply chain. Therefore, the conceptualization of the equivalent supplier and its consequences regarding the liability of the digital influencer are analyzed. It concludes with the study of cases regarding the exercise of the mixed system of control of advertising activity, through the administrative representation judged by the National Council for Advertising SelfRegulation against the influencer Gabriela Pugliesi and the legal action proposed against the influencer Virgínia Fonseca. Then, finally, the French and Chinese experiences that have challenged the actions of digital influencers in their countries are observed, with the analysis of French Law No. 2023-451 and the Chinese Code of Ethics aimed at regulating digital influencers-
Descrição: dc.description118 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciador digital-
Palavras-chave: dc.subjectRelação de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de fornecimento-
Palavras-chave: dc.subjectFornecedor equiparado-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade objetiva e solidária-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade civil-
Palavras-chave: dc.subjectInfluência (Ciências Sociais)-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Palavras-chave: dc.subjectDigital influencer-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer relationship-
Palavras-chave: dc.subjectSupply chain-
Palavras-chave: dc.subjectEquivalent supplier-
Palavras-chave: dc.subjectObjective and solidary responsibility-
Título: dc.titleA responsabilidade civil dos influenciadores digitais e a relação de consumo gerada pelos publiposts-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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