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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ripoll, André Cavedon | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Renata Vilanova | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Domingues, Caroline Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36857 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057588 | - |
| Descrição: dc.description | A Matemática está presente na humanidade desde as culturas primitivas e está conectada a tudo em nossa vida diária. No entanto, apesar de sua presença e importância significativas, o assunto é considerado por muitos estudantes como o mais difícil dentre outros. Essa dificuldade de aprendizado não afeta apenas seu desempenho acadêmico, mas também seu bem-estar psicológico, prejudicando sua autoestima e criando uma resistência psicológica ao conteúdo escolar. Esses efeitos são agravados durante transições, como a transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, onde os alunos são apresentados a novos métodos de ensino, com docentes especializados em cada área de ensino, além de entrar na fase da puberdade. Todas essas mudanças contribuem ainda mais para o estresse entre os estudantes. A abordagem ludo pedagógica na sala de aula, amplamente utilizada hoje em dia, já comprovou sua eficácia como ferramenta de aprendizado por meio das teorias de vários pensadores, como Piaget. É apreciada pelos alunos que têm dificuldades com matemática, assim como por aqueles que se destacam na matéria. No entanto, um dos principais obstáculos para o uso da ludicidade com mais frequência é o tempo necessário para criar jogos manualmente, já que jogos prontos não estão prontamente disponíveis no mercado. Este Trabalho de Conclusão de Curso, conduzida em duas turmas do 6º ano no Colégio Alcântara, uma escola particular na rede HIVE, tem como objetivo projetar um board game para aplicação de expressões algébricas de primeiro grau em sala de aula mediado por um(a) professor(a), para a disciplina de matemática. Com o intuito de superar o desinteresse dos alunos, ressignificar a forma de estudar e auxiliar o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos, sem a necessidade de investir tempo e energia adicionais além do que já é gasto fora da sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics has been present in humanity since primitive cultures and is connected to everything in our daily lives. However, despite its significant presence and importance, the subject is considered by many students to be the most difficult, among others. This learning difficulty not only affects their academic performance but also their psychological well-being, undermining their self-esteem and creating psychological resistance to school content. These effects are aggravated during a transition, such as the transition from Elementary School I to Elementary School II, where students are introduced to new teaching methods specialized in each subject area, in addition to entering the puberty phase. All these changes further contribute to stress among students. The ludopedagogical approach in the classroom, widely used today, has already proven its effectiveness as a learning tool through the theories of various thinkers such as Piaget. It is appreciated by students struggling with mathematics as well as those who excel in the subject. However, one of the main obstacles to using playfulness more frequently is the time required to create games by hand, as ready-made games are not readily available in the market. This Undergraduate Thesis, conducted in two sixth-grade classes at Colégio Alcântara, a private school in the HIVE network, aims to design a board game for the application of first-degree algebraic equations in the classroom, mediated by a teacher, for the mathematics discipline. With the intention of overcoming students' disinterest, redefining the way they study, and assisting the teacher in making their classes more dynamic and engaging for the students, without the need to invest additional time and energy beyond what is already spent outside the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | 142 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de produto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de produto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
| Título: dc.title | Jogo pedagógico matemático: uma ferramenta ludo pedagógica para aplicação de expressões algébricas de primeiro grau | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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