Ensino inclusivo na prática: experiência a partir da mediação escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Elisandra Ramos-
Autor(es): dc.creatorLopes, Raphaella Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057576-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, escrito em primeira pessoa, problematiza-se como atitudes e falas capacitistas de docentes influenciam o desenvolvimento escolar de estudantes que possuem mediação escolar, dispositivo utilizado pela Secretaria de Educação do município de Santo Antônio de Pádua para favorecer a inclusão de estudantes com deficiência. Apresentam-se, portanto, os resultados de um relato de experiência cujo objetivo foi observar como tendem a se organizar as interações entre docentes e estudantes com mediação dentro do ambiente escolar, que é parte de uma sociedade estruturalmente capacitista. Metodologicamente, as observações que compõem este relato de experiência foram construídas a partir de cadernos de registros escritos durante vivências realizadas em estágios em escola pública e privada, em turmas de 3o e 4o ano do Ensino Fundamental, enquanto a pesquisadora estava licencianda em Pedagogia pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense. A partir daí, foram tecidas reflexões sobre como determinadas falas e atitudes de docentes podem influenciar o processo de aprendizagem das crianças público-alvo da Educação Especial com mediação escolar. Para fundamentação teórica, utilizaram-se autores/as como Wallon (1975, 2007), Ropoli (2010), Mousinho et al. (2010), entre outros.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, written partially in the first person, the focus is on how ableist attitudes and statements by teachers influence the academic development of students who receive educational mediation, a resource used by the Municipal Department of Education of Santo Antônio de Pádua to support the inclusion of students with disabilities. The results of an experience report are presented, aiming to observe how interactions between teachers and students with mediation tend to be organized within the school environment, which is part of a structurally ableist society. Methodologically, the observations that make up this experience report were constructed from written records kept in journals during field experiences carried out in both public and private schools, in 3rd and 4th grade classes of Elementary Education, while the researcher was an undergraduate student in Pedagogy at the Northwest Fluminense Institute of Higher Education of the Fluminense Federal University. From these observations, reflections were developed on how specific teacher behaviors and comments can influence the learning process of students targeted by Special Education services who receive school mediation. The theoretical framework is based on authors such as Wallon (1975, 2007), Ropoli (2010), Mousinho et al. (2010), among others.-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMediação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Mediation-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial Education-
Palavras-chave: dc.subjectSupervised Internship-
Título: dc.titleEnsino inclusivo na prática: experiência a partir da mediação escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.