Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Elisandra Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Raphaella Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057576 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, escrito em primeira pessoa, problematiza-se como atitudes e falas capacitistas de docentes influenciam o desenvolvimento escolar de estudantes que possuem mediação escolar, dispositivo utilizado pela Secretaria de Educação do município de Santo Antônio de Pádua para favorecer a inclusão de estudantes com deficiência. Apresentam-se, portanto, os resultados de um relato de experiência cujo objetivo foi observar como tendem a se organizar as interações entre docentes e estudantes com mediação dentro do ambiente escolar, que é parte de uma sociedade estruturalmente capacitista. Metodologicamente, as observações que compõem este relato de experiência foram construídas a partir de cadernos de registros escritos durante vivências realizadas em estágios em escola pública e privada, em turmas de 3o e 4o ano do Ensino Fundamental, enquanto a pesquisadora estava licencianda em Pedagogia pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense. A partir daí, foram tecidas reflexões sobre como determinadas falas e atitudes de docentes podem influenciar o processo de aprendizagem das crianças público-alvo da Educação Especial com mediação escolar. Para fundamentação teórica, utilizaram-se autores/as como Wallon (1975, 2007), Ropoli (2010), Mousinho et al. (2010), entre outros. | - |
Descrição: dc.description | In this paper, written partially in the first person, the focus is on how ableist attitudes and statements by teachers influence the academic development of students who receive educational mediation, a resource used by the Municipal Department of Education of Santo Antônio de Pádua to support the inclusion of students with disabilities. The results of an experience report are presented, aiming to observe how interactions between teachers and students with mediation tend to be organized within the school environment, which is part of a structurally ableist society. Methodologically, the observations that make up this experience report were constructed from written records kept in journals during field experiences carried out in both public and private schools, in 3rd and 4th grade classes of Elementary Education, while the researcher was an undergraduate student in Pedagogy at the Northwest Fluminense Institute of Higher Education of the Fluminense Federal University. From these observations, reflections were developed on how specific teacher behaviors and comments can influence the learning process of students targeted by Special Education services who receive school mediation. The theoretical framework is based on authors such as Wallon (1975, 2007), Ropoli (2010), Mousinho et al. (2010), among others. | - |
Descrição: dc.description | 64 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervised Internship | - |
Título: dc.title | Ensino inclusivo na prática: experiência a partir da mediação escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: