Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
Autor(es): dc.contributor | Wille, Neuza Rejane | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5261670227615321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Tatiana Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4256307553180711 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Jacqueline de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8762618535669594 | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5192328854991448 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0427770992521885 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Luciana Barbosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057572 | - |
Descrição: dc.description | A presença de mídias audiovisuais, como a televisão e o cinema, assume um lugar relevante no cotidiano da sociedade. Para que a pessoa com deficiência possa usufruir dos benefícios gerados pelas mídias audiovisuais, faz-se necessário que as produções tenham recursos como audiodescrição, legendas e LIBRAS, dando efetividade ao arcabouço jurídico que garante a efetiva participação e inclusão de todos na sociedade. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é catalogar os vídeos voltados para a educação infantil na plataforma YouTube sob a perspectiva da acessibilidade comunicacional. Para isso, utilizamos uma pesquisa qualitativa e de abordagem exploratória, cujo percurso metodológico seguiu pela observação e análise do ambiente virtual YouTube. Com o intuito de encontrar produções cientificas que tratassem sobre acessibilidade, buscamos o escopo teórico nas bases científicas disponíveis como ACM Digital Library; ERIC; Google Acadêmico; Periódicos CAPES; SciELO e Web of Science , além de documentos normativos que regem os direitos da infância e da adolescência. No estudo fizemos uma pesquisa bibliográfica narrativa para a catalogação dos vídeos acessíveis, aplicáveis à Educação Infantil. Foram analisados 11.275 vídeos, sendo que somente 408 apresentavam ferramentas de acessibilidade e destes, a maioria, cerca de 2/3 apresentava recursos voltados às pessoas surdas/ensurdecidas e apenas 1/3 possuía recursos para pessoas com deficiência visual. Conclui-se que poucos vídeos foram adequados aos padrões de acessibilidade, todavia o e-book produzido propõe diversas possibilidades na utilização destes como recurso no processo ensino/aprendizagem na educação infantil. Ademais, observa-se uma limitação da efetiva participação e inclusão de todos na sociedade, no que diz respeito a esta temática. Partindo-se que do princípio que a há 1,5 bilhões pessoas com algum grau de comprometimento auditiva e 253 milhões de pessoas com deficiência auditiva no mundo e que essas pessoas podem ser consumidores de vídeos do YouTube, sugere-se que os produtores de conteúdo da plataforma elaborem todos os vídeos acessíveis para que os direitos destas pessoas sejam assegurados. | - |
Descrição: dc.description | The presence of audiovisual media, such as television and cinema, assumes a relevant place in the daily life of society. For people with disabilities to enjoy the benefits generated by audiovisual media, it is necessary for productions to have resources such as audio description, subtitles, and LIBRAS, giving effect to the legal framework that guarantees the effective participation and inclusion of all people in the society. Thus, the objective of this research is to catalog videos aimed at early childhood education on the YouTube platform from the perspective of communicative accessibility. To do this, we used qualitative research with an exploratory approach, whose methodological path followed the observation and analysis of the virtual environment of YouTube. To find scientific productions that dealt with accessibility, we searched for the theoretical scope in the available scientific bases such as the ACM Digital Library; ERIC; Academic google; CAPES magazines; SciELO and Web of Science, as well as normative documents that govern the rights of children and adolescents. In the study, we carried out narrative bibliographical research for the cataloging of accessible videos, applicable to Early Childhood Education. A total of 11,275 videos were analyzed, of which only 408 had accessibility tools and of these, the majority, about 2/3 had resources aimed at deaf/deaf people and only 1/3 had resources for people with visual disabilities. It is concluded that few videos were adapted to accessibility standards, however the e-book produced proposes several possibilities to use them as a resource in the teaching/learning process in early childhood education. In addition, there is a limitation of the effective participation and inclusion of everyone in society, in relation to this issue. Assuming that there are 1.5 billion people with some degree of hearing impairment and 253 million hearing impaired people in the world and that these people may be consumers of YouTube videos, it is suggested that YouTube content producers make all videos. accessible so that the rights of these people are guaranteed. | - |
Descrição: dc.description | 231 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Título: dc.title | Muito além de "Baby shark": perspectivas, possibilidades e acessibilidade de vídeos infantis do Youtube para a educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: