
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Antonio Carlos Rafael | - |
| Autor(es): dc.creator | Carregal, Manuela Grandi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37097 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057570 | - |
| Descrição: dc.description | Esta monografia é fruto de um trabalho de campo feito com a comunidade de Praia Grande da Cajaíba, Paraty (RJ). A etnografia apresentada é uma tentativa de decifrar relações, o encontro constante de humanos e não humanos com o território. Buscou-se compreender a cosmologia caiçara através da relação com o roçado, com o rio, com o mar e, principalmente, com a mata. o trabalho investiga as negociações e disputas com seres dentro e fora da floresta, o crescimento do mercado turístico-imobiliário e o que os conceitos de natureza intocada, paraíso e conservação carregam consigo. A partir desses atravessamentos, a pesquisa pretendeu abrir um diálogo para além da humanidade, confluindo natureza e cultura. | - |
| Descrição: dc.description | This monograph is the result of fieldwork carried out with the community of Praia Grande da Cajaíba, Paraty (RJ). The ethnography presented is an attempt to decipher relationships, the constant encounter of humans and non-humans with the territory. The aim was to understand caiçara cosmology through their relationship with the swidden, the river, the sea and, above all, the forest. The work investigates the negotiations and disputes with beings inside and outside the forest, the growth of the tourism and real estate market and what the concepts of untouched nature, paradise and conservation carry with them. Based on these crossings, the research aimed to open up a dialog beyond humanity, bringing together nature and culture. | - |
| Descrição: dc.description | 51 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cosmologia caiçara | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Especulação imobiliária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Praia Grande de Cajaíba (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caiçara cosmology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Property speculation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontologies | - |
| Título: dc.title | Das conversas da mata: uma escrita sobre disputas e negociações no território de Praia Grande da Cajaíba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: