Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Fernando Oliveira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Chrystiane Gerth Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Luis Alberto Duncan | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Hellen Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Jaqueline Pimentel de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057567 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Identificar junto a profissionais de distintas faixas etárias como é percebida a ocupação profissional simultânea e seus impactos em termos de satisfação profissional e pessoal. Desenho / Metodologia / Abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, na qual foram selecionados 29 artigos nas bases Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics), SciELO Citation Index (Web of Science) e Scopus objetivando identificar conceitos e percepções relacionados à ocupação profissional simultânea. A etapa empírica foi realizada a partir de um questionário de investigação junto a profissionais que realizam ocupações profissionais simultâneas, possibilitando a verificação dos principais achados empíricos, avaliação das divergências e das complementariedades dos achados teóricos. Achados: Foram identificados 04 macro-atributos na literatura que apresentam relações conceituais entre si e 15 elementos pertinentes a eles, possibilitando a fundamentação da elaboração do instrumento de pesquisa e um modelo de conciliação teórica e percepções das agendas evidenciadas na literatura. Implicações Práticas: O estudo teórico proporcionou a identificação dos principais conceitos e informações relacionados às ocupações profissionais simultâneas evidenciados pela academia, sendo agrupados pelos macro-atributos Condições de contorno das ocupações profissionais simultâneas; Ocupações profissionais; Tipologias de trabalhos simultâneos e Fatores influenciadores. A etapa empírica possibilitou a identificação do perfil profissional; motivações e influências para a realização e conciliação de ocupações profissionais simultâneas; experiências relacionadas ao tema e fatores de frustração que podem desencorajar a adoção desse formato de ocupação profissional, considerando os respondentes no âmbito desta pesquisa. Originalidade / Valor: Obteve-se uma percepção da literatura e uma visão empírica do fenômeno e seus impactos em termos de satisfação profissional e pessoal junto a profissionais de distintas faixas etárias. | - |
Descrição: dc.description | Objective: To identify, together with professionals of different age groups, how simultaneous professional occupation is perceived and its impacts in terms of professional and personal satisfaction. Design / Methodology / Approach: A systematic review of the literature was carried out, in which 29 articles were selected from the Web of Science - Main Collection (Clarivate Analytics), SciELO Citation Index (Web of Science) and Scopus databases aiming to identify concepts and perceptions related to simultaneous professional occupation. The empirical stage was carried out based on an investigation questionnaire with professionals who carry out simultaneous professional occupations, enabling the verification of the main empirical findings, assessment of divergences and complementarities of theoretical findings. Findings: 04 macro-attributes were identified in the literature that present conceptual relationships between themselves and 15 elements pertinent to them, enabling the basis for the elaboration of the research instrument and a model of theoretical reconciliation and perceptions of the agendas evidenced in the literature. Practical Implications: The theoretical study provided the identification of the main concepts and information related to simultaneous professional occupations evidenced by academia, being grouped by the macro-attributes Boundary conditions of simultaneous professional occupations; Professional occupations; Types of simultaneous work and influencing factors. The empirical stage made it possible to identify the professional profile; motivations and influences for carrying out and reconciling simultaneous professional occupations; experiences related to the topic and frustration factors that may discourage the adoption of this format of professional occupation, considering the respondents within the scope of this research. Originality / Value: An insight into the literature and an empirical view of the phenomenon and its impacts in terms of professional and personal satisfaction were obtained among professionals of different age groups. | - |
Descrição: dc.description | 87 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreiras simultâneas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Slash career | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfolio Career | - |
Palavras-chave: dc.subject | Side hustles | - |
Título: dc.title | Ocupações profissionais simultâneas: fronteiras teóricas e percepções de distintos trabalhadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: