ARQUITETURA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E TECNOLOGIAS PARA A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorSouza, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de-
Autor(es): dc.contributorLima, Tatiana Araújo de-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorJúnior, Francisco Gilson Rebouças Porto-
Autor(es): dc.contributorMendes, Maria Cristina Barbosa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Paula Lima dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Alessandra Furtado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39524-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057562-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma abordagem inovadora para a educação inclusiva, unindo conceitos de arquitetura pedagógica e a ressignificação do protagonismo das pessoas com deficiência na História do Brasil. O problema central da pesquisa é a marginalização dessas pessoas ao longo da história e a ausência de representatividade nos materiais didáticos e práticas pedagógicas. Diante disso, justifica-se a necessidade de promover a conscientização sobre suas contribuições e garantir sua representação no ensino de História, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do estudo é combater a invisibilidade histórica e social das pessoas com deficiência, promovendo a valorização de suas contribuições por meio de práticas pedagógicas inclusivas que utilizam atividades plugadas e desplugadas. Para compreender o estado da arte nesse campo, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, utilizando a ferramenta Parsifal e cinco bases de dados: Scopus, Google Acadêmico, Web of Science, Eric e Science Direct. Além disso, foram demonstradas atividades propostas por professores para verificar sua adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular e o uso de diferentes estratégias pedagógicas. A partir dessas observações, foram desenvolvidas oficinas de jogos de capacitação oferecidas aos docentes, dentro da perspectiva da pedagogia inclusiva. Os resultados destacam a importância do protagonismo das pessoas com deficiência na História do Brasil, evidenciando como suas contribuições foram historicamente marginalizadas e frequentemente ignoradas. Foram desenvolvidos três livros em multiformato, um aplicativo + Visíveis, que resgataram essas contribuições e promoveram maior representatividade por meio da arquitetura pedagógica inovadora inclusiva, para o ensino de História. O conceito central desenvolvido nesta tese é o de visibilidade inclusiva das pessoas com deficiência, articulado e analisado sob a perspectiva de professores do ensino regular. Tal visibilidade implica reconhecer, representar e legitimar a presença desses sujeitos no processo educativo e na construção da memória histórica escolar. Concluímos que a implementação dessas práticas inclusivas na educação contribua para a igualdade de oportunidades, o empoderamento e a valorização dessas pessoas, promovendo uma sociedade mais inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes an innovative approach to inclusive education, combining concepts of pedagogical architecture and the redefinition of the leading role of people with disabilities in Brazilian history. The central problem of the research is the marginalization of these individuals throughout history and the lack of representation in teaching materials and pedagogical practices. Therefore, it is necessary to raise awareness of their contributions and ensure their representation in history teaching, aligning with the guidelines of the National Common Curricular Base. The objective of the study is to combat the historical and social invisibility of people with disabilities, promoting the appreciation of their contributions through inclusive pedagogical practices that utilize both plugged-in and unplugged activities. To understand the state of the art in this field, a systematic literature review was conducted using the Parsifal tool and five databases: Scopus, Google Scholar, Web of Science, Eric, and Science Direct. Furthermore, teacher-proposed activities were demonstrated to assess their suitability to the Common National Curriculum Base's proposals and the use of different pedagogical strategies. Based on these observations, training game workshops were developed for teachers, based on the perspective of inclusive pedagogy. The results highlight the important role played by people with disabilities in Brazilian history, highlighting how their contributions have historically been marginalized and often ignored. Three multi-format books and a + Visíveis app were developed, which captured these contributions and promoted greater representation through an innovative inclusive pedagogical architecture for history teaching. The central concept developed in this thesis is the inclusive visibility of people with disabilities, articulated and analyzed from the perspective of regular education teachers. Such visibility implies recognizing, representing, and legitimizing the presence of these individuals in the educational process and in the construction of school historical memory. We conclude that the implementation of these inclusive practices in education contributes to equal opportunities, empowerment, and the appreciation of these people, promoting a more inclusive society.-
Descrição: dc.description248 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo móvel-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão Sistemática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Architecture-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian History-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleARQUITETURA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E TECNOLOGIAS PARA A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.