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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marques, Suelen Adriani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7078233555494783 | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8508252104810204 | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8386383577325343 | - |
Autor(es): dc.contributor | Couto, Cremilda Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2673954351876231 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Jacqueline de Faria Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8762618535669594 | - |
Autor(es): dc.contributor | Waldhelm, Andrea Paula de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6603418206002521 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4058148906097856 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Virginia de Araujo Barroso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057556 | - |
Descrição: dc.description | A avaliação educacional é um procedimento reflexivo à prática na qual o professor orienta e acompanha o processo de aprendizagem do aluno, assumindo uma postura mediadora, desafiadora e provocativa diante das situações propostas. Isso inclui acompanhar a maneira que os alunos responderam ao estímulo e como o professor registrou os passos dados pelos alunos para alcançar o conhecimento. Este estudo objetiva avaliar e aprimorar o conhecimento do profissional da educação infantil sobre avaliação educacional formativa do aluno com deficiência a partir do uso da documentação pedagógica. Esta é uma pesquisa observacional, descritiva, transversal e prospectiva, com metodologia de análise qualitativa, cuja população alvo será professores regentes, integradores da sala de recursos, professores orientadores e gestores de unidades escolares de Educação Infantil da rede municipal de Macaé, sendo critério de exclusão professores de Licença Médica, afastados do trabalho por algum motivo, ou em férias. O cenário da pesquisa foram 3 escolas da educação infantil no município de Macaé, como expressam aproximadamente 5% do total de escolas de Educação Infantil da rede. O tamanho amostral da pesquisa foi de até 60 participantes, em razão de refletirem aproximadamente a totalidade de profissionais das 3 escolas que atendem aos critérios de inclusão. Após assinatura do TCLE pelos participantes, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: coleta inicial de dados, por meio de questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, visando identificar dificuldades dos professores na elaboração de relatórios de avaliação; 6 encontros para formação continuada com carga horária total de 20 horas (com atividades síncronas e assíncronas), com atividades expositivas sobre autores referenciados, e rodas de conversa para trabalhar as dificuldades dos participantes na elaboração de relatórios de avaliação e busca de soluções; e questionário pós-treinamento para avaliar a eficácia da formação. Os temas norteadores dos encontros foram extraídos das dúvidas obtidas a partir da primeira etapa, e distribuídos nos tópicos: conceito de avaliação, pauta do olhar, o registro do vivido e o que não pode faltar no relatório avaliativo. A partir dos resultados encontrados, é possível considerar que a formação continuada é um instrumento eficaz para auxiliar professores na produção de relatórios avaliativos de crianças com deficiência, além de proporcionar com este estudo, elementos que auxiliem os professores na produção autônoma e intencional de relatórios avaliativos narrativos autênticos, que revelem a evolução dos alunos enquanto toda sua vida acadêmica. | - |
Descrição: dc.description | Educational assessment is a procedure that deliberates over the practice in which the educator mentors and guides the educatee's learning process, taking on a mediating, thought-provoking and stimulating posture amid the situations presented. That includes staying abreast of the way the students responded to the stimuli and how the educator documented the steps taken by the educatee to grasp the lesson. This study seeks to evaluate and enhance professional expertise in child education regarding the educational formative assessment of disabled students with the use of pedagogical documentation. This is an observational, descriptive, cross-sectional, prospective study that utilizes the methodology of quantitative analysis, whose target population will be lead teachers, resource room integrators, cooperating teachers, and managers of educational units of the Child Education of Macaé's municipal network, there being an exclusion criterion for teachers on Sick Leave, absent from work on any grounds, or on vacation. The research's setting was 3 schools from the Child Education of Macaé city, as they comprise 5% of the sum of Child Education schools in the network. The research's sample size was up to 60 participants, since they approximately echo the entirety of professionals from the 3 schools that meet the inclusion criterion. Following the participants' signature of the ICF, the research was carried out in three steps: initial data collection via a semistructured survey including open and close- ended questions, designed to identify challenges faced by teachers in the writing of evaluation reports; 6 briefings for continuing education with a work load of 20 hours (involving synchronous and asynchronous activities), lectures concerning referenced authors, and talking circles to mitigate challenges faced by teachers in the writing of evaluation reports and search of solutions; and a post-training survey to assess the effectiveness of the professional development. The guiding themes of the briefings were extracted from queries obtained in the first step and broken down into these topics: the concept of evaluation, the agenda of the gaze, and the record of lived experiences. Given the results found, it's possible to consider that continuing education is an efficient tool for assisting teachers in the production of evaluation reports of disabled children, in addition to, with this study, providing elements that aid teachers in the autonomous and deliberate production of narrative, authentic evaluative reports that show the evolution of students throughout their scholarly life. | - |
Descrição: dc.description | 127 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | documentação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogical documentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusion in education | - |
Título: dc.title | A avaliação infantil inclusiva: a formação continuada como ferramenta para o professor no uso da documentação pedagógica, do registro ao relatório | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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