O aluno na era digital: desafios e potencialidades no encontro entre tecnologias, cibercultura e educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Anderson Xavier Tibau-
Autor(es): dc.contributorPrado, Renata Lopes Costa-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jean Muniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057553-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o perfil do indivíduo que o pedagogo encontra na sala de aula contemporânea, em meio à crescente inserção das tecnologias digitais e à influência da cibercultura. Analisando textos das áreas de Antropologia, Filosofia, Neurociência, Psicologia e Sociologia, a pesquisa revela um aluno imerso em um ecossistema digital que transforma suas práticas de aprendizagem, interação e desenvolvimento. Questiona-se se a socialização virtual promove uma aprendizagem significativa e se a autonomia tecnológica é acompanhada de conscientização. Destaca-se a necessidade de educação crítica para abordar a indiferença de alguns alunos aos impactos negativos do uso excessivo da tecnologia. O trabalho conclui que é essencial integrar a reflexão crítica sobre o papel das tecnologias no currículo, visando formar indivíduos conscientes e equilibrados no uso das ferramentas digitais.-
Descrição: dc.descriptionThis work investigates the profile of the individual that educators encounter in today's classrooms, amidst the growing integration of digital technologies and the influence of cyberculture. By analyzing texts from the fields of Anthropology, Philosophy, Neuroscience, Psychology, and Sociology, the research reveals a student immersed in a digital ecosystem that transforms their learning practices, interactions, and development. It questions whether virtual socialization fosters meaningful learning and whether technological autonomy is accompanied by awareness. The need for critical education is highlighted to address some students' indifference to the negative impacts of excessive technology use. The work concludes that it is essential to integrate critical reflection on the role of technologies into the curriculum, aiming to form individuals who are conscious and balanced in their use of digital tools.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectCyberculture-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titleO aluno na era digital: desafios e potencialidades no encontro entre tecnologias, cibercultura e educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.