Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Anderson Xavier Tibau | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Renata Lopes Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Jean Muniz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057553 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga o perfil do indivíduo que o pedagogo encontra na sala de aula contemporânea, em meio à crescente inserção das tecnologias digitais e à influência da cibercultura. Analisando textos das áreas de Antropologia, Filosofia, Neurociência, Psicologia e Sociologia, a pesquisa revela um aluno imerso em um ecossistema digital que transforma suas práticas de aprendizagem, interação e desenvolvimento. Questiona-se se a socialização virtual promove uma aprendizagem significativa e se a autonomia tecnológica é acompanhada de conscientização. Destaca-se a necessidade de educação crítica para abordar a indiferença de alguns alunos aos impactos negativos do uso excessivo da tecnologia. O trabalho conclui que é essencial integrar a reflexão crítica sobre o papel das tecnologias no currículo, visando formar indivíduos conscientes e equilibrados no uso das ferramentas digitais. | - |
Descrição: dc.description | This work investigates the profile of the individual that educators encounter in today's classrooms, amidst the growing integration of digital technologies and the influence of cyberculture. By analyzing texts from the fields of Anthropology, Philosophy, Neuroscience, Psychology, and Sociology, the research reveals a student immersed in a digital ecosystem that transforms their learning practices, interactions, and development. It questions whether virtual socialization fosters meaningful learning and whether technological autonomy is accompanied by awareness. The need for critical education is highlighted to address some students' indifference to the negative impacts of excessive technology use. The work concludes that it is essential to integrate critical reflection on the role of technologies into the curriculum, aiming to form individuals who are conscious and balanced in their use of digital tools. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
Título: dc.title | O aluno na era digital: desafios e potencialidades no encontro entre tecnologias, cibercultura e educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: