Letramento corporal como ferramenta da Educação Física escolar no combate à inatividade física: uma breve revisão narrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla Campos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3985382922498909-
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8189992112962593-
Autor(es): dc.creatorVieira, Anthony Afonso Azine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057548-
Descrição: dc.descriptionDiante da prevalência da inatividade física, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes no território brasileiro, este estudo propõe uma nova perspectiva para a Educação Física Escolar, com base no conceito de Letramento Corporal. A pesquisa defende que a integração dos componentes que constituem esse conceito nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, representa uma mudança essencial para combater a inatividade física. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, foram analisadas e apresentadas abordagens pedagógicas e estratégias para o desenvolvimento do Letramento Corporal, destacando os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais que compõem sua prática. Além disso, refletimos sobre a necessidade de uma organização pedagógica intencional, sugerindo a inclusão de conteúdos que estimulem e desenvolvam os componentes essenciais para o desenvolvimento do Letramento Corporal.-
Descrição: dc.descriptionGiven the prevalence of physical inactivity among adults, children, and adolescents in Brazil, this study proposes a new perspective on Physical Education in schools, based on the concept of Physical Literacy. The research argues that integrating the components constituting this concept into the pedagogical practices of Physical Education teachers represents an essential shift to combat physical inactivity. Through a narrative literature review, pedagogical approaches and strategies for developing Physical Literacy were analyzed and presented, highlighting the cognitive, emotional, physical, and social aspects that comprise its practice. Furthermore, the study reflects on the need for intentional pedagogical organization, suggesting the inclusion of content that encourages and develops the essential components for fostering Physical Literacy.-
Descrição: dc.description39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento corporal-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectExercício físico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical literacy-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical activity-
Título: dc.titleLetramento corporal como ferramenta da Educação Física escolar no combate à inatividade física: uma breve revisão narrativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.