Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Paulo de Tarso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3863249114954461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Karla Campos de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3985382922498909 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otavio Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8189992112962593 | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Anthony Afonso Azine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057548 | - |
Descrição: dc.description | Diante da prevalência da inatividade física, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes no território brasileiro, este estudo propõe uma nova perspectiva para a Educação Física Escolar, com base no conceito de Letramento Corporal. A pesquisa defende que a integração dos componentes que constituem esse conceito nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, representa uma mudança essencial para combater a inatividade física. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, foram analisadas e apresentadas abordagens pedagógicas e estratégias para o desenvolvimento do Letramento Corporal, destacando os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais que compõem sua prática. Além disso, refletimos sobre a necessidade de uma organização pedagógica intencional, sugerindo a inclusão de conteúdos que estimulem e desenvolvam os componentes essenciais para o desenvolvimento do Letramento Corporal. | - |
Descrição: dc.description | Given the prevalence of physical inactivity among adults, children, and adolescents in Brazil, this study proposes a new perspective on Physical Education in schools, based on the concept of Physical Literacy. The research argues that integrating the components constituting this concept into the pedagogical practices of Physical Education teachers represents an essential shift to combat physical inactivity. Through a narrative literature review, pedagogical approaches and strategies for developing Physical Literacy were analyzed and presented, highlighting the cognitive, emotional, physical, and social aspects that comprise its practice. Furthermore, the study reflects on the need for intentional pedagogical organization, suggesting the inclusion of content that encourages and develops the essential components for fostering Physical Literacy. | - |
Descrição: dc.description | 39 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercício físico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical activity | - |
Título: dc.title | Letramento corporal como ferramenta da Educação Física escolar no combate à inatividade física: uma breve revisão narrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: