Tomada de decisão na reciclagem de embarcações: uma análise multicritério para a escolha adequada da técnica de identificação e caracterização de amianto e lã de vidro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Newton Narciso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2964542703674339-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Conny Cerai-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5010373539840846-
Autor(es): dc.contributorBertagnolli, Denise de Castro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6727744713310620-
Autor(es): dc.contributorFarias, Eliel Eleutério-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9004306405087462-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcos dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5534398558592175-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3155724091954331-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Thaísa de Souza Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36108-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057524-
Descrição: dc.descriptionTrabalho ilustrado.-
Descrição: dc.descriptionEntre as décadas de 1930 e 1980, a falta de conscientização sobre os riscos do amianto resultou no uso extenso desse material em mais de 300 produtos em embarcações e plataformas de petróleo. Após aproximadamente 30 anos de operação, essas estruturas chegam ao fim de sua vida útil, exigindo processos de descomissionamento e reciclagem. Nesse contexto, o manejo de materiais perigosos, como amianto, PCBs, resíduos sólidos, líquidos e até radioativos, tornase crucial para assegurar a proteção ambiental e da saúde pública. A correta identificação e destinação desses materiais, especialmente do amianto, que é tóxico e cancerígeno, é essencial para evitar impactos significativos, uma vez que seu descarte ocorre principalmente em aterros classificados como Classe D, os mais perigosos. O amianto, uma fibra mineral de origem natural, possui propriedades como resistência térmica, flexibilidade e durabilidade, o que, somado ao seu baixo custo, impulsionou seu uso massivo, mesmo sendo atualmente reconhecido como um material nocivo. Durante o descomissionamento e a reciclagem, o amianto frequentemente se confunde visualmente com a lã de vidro, tornando a identificação precisa desses materiais um desafio crítico. Diversas técnicas analíticas são empregadas nesse processo, como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Emissão Ótica com Plasma Induzido por Laser (LIBS), Microscopia de Luz Polarizada (PLM), entre outras, cada uma com vantagens específicas para caracterizar amianto e lã de vidro. Considerando que o Brasil está se preparando para atuar na reciclagem de embarcações — uma prática estabelecida em países do sul da Ásia, mas que apresenta elevados riscos de exposição ao amianto — esta dissertação propõe o uso do método híbrido CRITIC­GRA­3N para apoiar os estaleiros na escolha das melhores técnicas de caracterização desses materiais. Esse método permitiu comparar as principais técnicas disponíveis, analisando critérios técnicos e práticos para a seleção da abordagem mais eficaz. A análise apontou a Espectroscopia LIBS como a técnica mais adequada para caracterizar amianto e lã de vidro em embarcações e plataformas, por sua precisão e aplicabilidade aos materiais estudados. Contudo, uma segunda análise destacou a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) como uma alternativa igualmente eficaz e mais acessível, fornecendo aos estaleiros uma opção confiável para a identificação segura de materiais perigosos durante o descomissionamento e a reciclagem.-
Descrição: dc.descriptionPRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO.-
Descrição: dc.descriptionBetween the 1930s and 1980s, limited awareness of asbestos risks led to the extensive use of this material in over 300 products in ships and oil platforms. After approximately 30 years of operation, these structures reach the end of their life cycle, requiring decommissioning and recycling processes. In this context, the management of hazardous materials such as asbestos, PCBs, solid and liquid waste, and even radioactive substances is crucial to ensure environmental protection and public health. Correct identification and disposal of these materials, especially asbestos, which is toxic and carcinogenic, are essential to prevent significant impacts, as its disposal mainly occurs in Class D landfills, the most hazardous category. Asbestos, a naturally occurring mineral fiber, has properties such as thermal resistance, flexibility, and durability, which, combined with its low cost, drove its widespread use, despite its current recognition as a harmful material. During decommissioning and recycling, asbestos is often visually confused with fiberglass, making accurate identification of these materials a critical challenge. Various analytical techniques are employed in this process, such as Scanning Electron Microscopy (SEM), Laser­Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS), and Polarized Light Microscopy (PLM), each offering specific advantages for asbestos and fiberglass characterization. Considering that Brazil is preparing to engage in ship recycling — a common practice in South Asian countries but with high risks of asbestos exposure — this dissertation proposes the use of the CRITIC­GRA­3N hybrid method to assist shipyards in selecting the best techniques for characterizing these materials. This method enabled a comparison of the main available techniques, analyzing technical and practical criteria to determine the most effective approach. The analysis identified LIBS spectroscopy as the most suitable technique for characterizing asbestos and fiberglass in ships and platforms, due to its precision and applicability to the studied materials. However, a secondary analysis highlighted Scanning Electron Microscopy (SEM) as an equally effective and more accessible alternative, providing shipyards with a reliable option for the safe identification of hazardous materials during decommissioning and recycling.-
Descrição: dc.description165 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmianto-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterização-
Palavras-chave: dc.subjectCRITIC­-GRA­-3N-
Palavras-chave: dc.subjectDescomissionamento-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem de embarcações-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectAsbestos-
Palavras-chave: dc.subjectCharacterization-
Palavras-chave: dc.subjectCRITIC­-GRA­-3N-
Palavras-chave: dc.subjectDecommissioning-
Palavras-chave: dc.subjectShip recycling-
Título: dc.titleTomada de decisão na reciclagem de embarcações: uma análise multicritério para a escolha adequada da técnica de identificação e caracterização de amianto e lã de vidro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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