A literatura como dispositivo transformador do capacitismo: livro com narrativas autobiográficas de uma menina com Síndrome de Down

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4435613728839687-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6670202102281423-
Autor(es): dc.contributorSonco, Cláudia Hernandez Barreiros-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4002383830105708-
Autor(es): dc.contributorXavier Filha, Constantina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0592180860075151-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8386383577325343-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Alessandra Maria Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057516-
Descrição: dc.descriptionO trabalho em questão consiste em uma pesquisa narrativa e autobiográfica, que aborda os aprendizados e desafios vividos entre uma mãe e sua filha, Clarice, que nasceu com Síndrome de Down. A partir dessa experiência, foi proposto a escrita do livro infanto-juvenil “As letras de Clarice”, como continuidade do primeiro livro infanto-juvenil “As aventuras de uma criança Downadinha”, em que a construção do personagem protagonista é baseada em relatos e narrativas de fatos acompanhados pela pesquisadora nas escolas pelas quais a menina/personagem passou. A ideia do livro surge a partir da necessidade de sensibilizar pais, professores, crianças, enfim, toda a comunidade escolar para a importância ética da inclusão. Constatando a lentidão dos avanços na Educação Especial numa perspectiva inclusiva e, principalmente, a dificuldade de mudança de olhar da sociedade para com a Pessoa com deficiência, entende-se o quanto ainda há que ser feito na Educação para que o aprendizado dessas crianças ocorra efetivamente nas salas de aula regulares, portanto, faz-se necessário a criação de dispositivos estéticos que possam produzir diferença nos modos como a sociedade invisibiliza as pessoas com deficiência. Essa pesquisa justifica-se por entendermos que a inclusão escolar vai muito além da assimilação de conteúdos curriculares, tornando-se até mais ricos os aspectos sociais, afetivos e culturais que a escola pode proporcionar e que são imprescindíveis no processo de formação humana. Desta forma, temas gerais sobre as especificidades da Síndrome de Down e o universo de possibilidades que essas crianças e jovens têm para estudo, trabalho e vida poderão ser melhor compreendidos e sentidos., mais importante para essa pesquisa: sentidos.-
Descrição: dc.descriptionThe work in question consists of a narrative and autobiographical research, which addresses the learning and challenges experienced between a mother and her daughter, Clarice, who was born with Down Syndrome. Based on this experience, it was proposed to write the children's book "As Letras de Clarice", as a continuation of the first children's book "As aventuras de uma criança downadinha", in which the construction of the protagonist character is based on reports and narratives of facts accompanied by the researcher in the schools through which the girl/character passed. The idea for the book arises from the need to sensitize parents, teachers, children, in short, the entire school community to the ethical importance of inclusion. Noting the slowness of advances in Special Education from an inclusive perspective and, above all, the difficulty of changing society's perspective towards Persons with disabilities, it is understood how much still needs to be done in Education so that these children's learning takes place effectively in regular classrooms, therefore, it is necessary to create aesthetic devices that can make a difference in the ways society makes people with disabilities invisible. This research is justified by the understanding that school inclusion goes far beyond the assimilation of curricular contents, making the social, affective, and cultural aspects that the school can provide and which are essential in the process of human formation even richer. In this way, general themes about the specificities of Down Syndrome and the universe of possibilities that these children and young people have for study, work and life can be better understood and meanings.-
Descrição: dc.description129 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducador-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Down-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infanto-juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducator-
Palavras-chave: dc.subjectDown's syndrome-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's Literature-
Título: dc.titleA literatura como dispositivo transformador do capacitismo: livro com narrativas autobiográficas de uma menina com Síndrome de Down-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.