Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Walcéa Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Denise Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriana Hoffmann | - |
Autor(es): dc.creator | Bandeira, Ana Cristina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35899 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057512 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação tem a finalidade de promover questionamentos acerca das interações de jovens estudantes com mídias digitais, quando usadas em experiências imersivas de arte e cultura, dentro do ambiente pedagógico. Para a busca das respostas sobre o que acontece a crianças que vivenciam a imersão em obras de arte, por meio de interações com distintas mídias digitais, foi realizada uma investigação com alunos do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Niterói (RJ). Partiu-se de uma abordagem etnográfica (Mattos, 2011), articulada a um olhar narrativo (Clandinin; Connelly, 2015). Os instrumentos de pesquisa foram a autobiografia (como ponto de partida); a observação participante ocorrida nos campos de modo remoto – mediada por plataformas de ensino digital durante o surto de Covid-19 – e presencial, dentro da escola, no pós-pandemia; notas de campo; descrição densa e entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a análise narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) e tematização de categorias analíticas (Bardin, 1977). O arcabouço teórico abarca fundamentos do cotidiano (Berger; Luckmann, 2004); da relação entre educação e mídia (Ferrés; Piscitelli, 2015); de midiatização (Hjarvard, 2011; Silverstone, 2002; Thompson, 1998) e de artemídia (Grau, 2009; Arantes, 2005). Dentre os achados, foi constatado que a sensação de imersão por meio das mídias digitais só ocorre em espaços tridimensionais (com altura, profundidade e largura) físicos ou virtuais. Tanto os alunos que gostaram quanto os que não gostaram da experiência imersiva em ambientes digitais tiveram suas capacidades intelectuais e a memória estimuladas. Porém, no caso de alunos com necessidades especiais de educação, que aparentemente respondem bem à linguagem artística e demonstram maior engajamento nas aulas da disciplina de Artes, a imersão digital pode causar-lhes alterações sensoriais, deixando-os com sensação de tontura e cansaço. Conclui-se, portanto, que a sociedade está em constante transformação e levantar questionamentos sobre os novos caminhos para as produções de sentidos que tangenciam a midiatização em um contexto mais amplo, abarcando arte e educação, se faz cada vez mais importante. Assim como vislumbrar caminhos que contribuam para novas práticas pedagógicas articuladas a novos processos de ensino-aprendizagem mediados por mídias digitais em diálogo com a arte. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this dissertation is to provoke reflections about the interactions of young students with digital media when used in immersive experiences of art and culture, within the pedagogical environment. In order to search for answers about what happens to children who experience immersion in works of art, through interactions with different digital media, an investigation was carried out with students of the 7th year of Elementary School at a public school in Niterói (RJ). It started with an ethnographic approach (Mattos, 2011), articulated to a narrative perspective (Clandinin; ConnelLY, 2015). The research instruments were the autobiography (as a starting point); participant observation that took place in the fields remotely – mediated by digital teaching platforms during the Covid-19 outbreak – and in person, inside the school, in the post-pandemic period; field notes; dense description and in-depth interviews. Data analysis took place through narrative analysis (Clandinin; Connelly, 2015), and thematization of analytical categories (Bardin, 1977). The theoretical framework encompasses everyday life fundamentals (Berger; Luckmann, 2004); the connection between education and media (Ferrés; Piscitelli, 2015); mediatization (Hjarvard, 2011; Silverstone, 2002; Thompson, 1998) and media arts (Grau, 2009; Arantes, 2005). Among the findings, it was found that the sensation of immersion through digital media only occurs in physical or virtual three-dimensional spaces (with height, depth and width). Both students who liked and those who did not like the immersive experience in digital environments had their intellectual capacities and memory stimulated. However, in the case of students with special education needs, who apparently respond well to artistic language and demonstrate greater engagement in Arts classes, digital immersion can cause sensory changes, leaving them feeling dizzy and tired. It is concluded, therefore, that society is in constant transformation and raising questions about the new paths for the production of meanings that touch mediatization in a broader context, encompassing art and education, becomes increasingly important. As well as envisioning ways that contribute to new pedagogical practices articulated to new teaching-learning processes mediated by digital media in dialogue with art. | - |
Descrição: dc.description | 146 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição e Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias e Mídias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte Digital Imersiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition and Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technologies and Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive Digital Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual Reality | - |
Título: dc.title | Mídias digitais na arte imersiva: uma experiência estética no cotidiano escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: