Focos de aprendizagem e a formação inicial de professores na transição remoto/presencial: um estudo com licenciandos em química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ordovaldo Francisco Cordeiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8329476297689866-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jessânya Alexandre de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36938-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057509-
Descrição: dc.descriptionNa atualidade, a formação inicial de professores, como uma questão complexa na área da educação no Brasil, vem sofrendo alterações por políticas governamentais bem como pelo contexto atual de pandemia pela COVID-19. Assim, o ensino escolar trafegou do remoto e remoto/ híbrido, com a retomada breve ao presencial de forma gradativa em 2022. A partir desse contexto, e consciente da importância em fornecer espaços de interação com o contexto escolar, remete-se o olhar para o Estágio Supervisionado. Por tal motivo, esse trabalho busca investigar evidências de aprendizagem docente de licenciandos/ licenciados em química na configuração de ensino remoto/presencial. Os dados dessa investigação são provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas com 3 sujeitos de pesquisa, os quais foram analisados sob os pressupostos da análise de conteúdo, utilizando como categorias a priori, os Focos de Aprendizagem Docente (FADs), sobre suas práticas no estágio supervisionado obrigatório. Como resultados, foram identificados a presença de todos os focos componentes dos FADs para cada sujeito analisado. Para Nitrogênio predominou o conhecimento prático e reflexões sobre a docência, para Carbono predominaram as reflexões sobre a docência e, para o Oxigênio, o foco predominante foi o do conhecimento prático sobre a docência. Por fim, identifica-se que utilizar os FADs como instrumento analítico possibilitou identificar os aspectos que caracterizam as experiências dos licenciandos na prática educativa e condução do Estágio, o que permite discutir as lacunas nesse movimento de transição remoto/ presencial na formação de licenciandos em química-
Descrição: dc.descriptionCurrently, initial teacher training, as a complex issue in the area of education in Brazil, has been undergoing changes due to governmental policies as well as the current pandemic context by COVID-19. Thus, school education has moved from remote and remote/hybrid, with a brief return to face-to-face gradually in 2022. From this context, and aware of the importance of providing spaces for interaction with the school context, we look back to the Supervised Internship. For this reason, this work seeks to investigate evidence of teaching learning of chemistry undergraduates/graduates in remote/presential teaching configuration. The data from this investigation come from semi-structured interviews conducted with research subjects - nitrogen, carbon and oxygen -, which were analyzed under the assumptions of content analysis, using as a priori categories, the Teacher learning focuses (FADs), about their practices in the mandatory supervised internship. As results, the presence of all the component focuses of the FADs was identified for each subject analyzed. For Nitrogen, practical knowledge and reflections about teaching predominated, for carbon, reflections about teaching predominated, and for oxygen, practical knowledge about teaching was the predominant focus. Finally, it is identified that using the FADs as an analytical tool made it possible to identify the aspects that characterize the experiences of undergraduates in educational practice and internship conduction, which allows us to discuss the gaps in this remote/in-person transition movement in the training of chemistry undergraduates-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino presencial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectFocos de aprendizagem docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectInitial teacher training-
Palavras-chave: dc.subjectIn-person and remote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher learning focuses-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleFocos de aprendizagem e a formação inicial de professores na transição remoto/presencial: um estudo com licenciandos em química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.