Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ordovaldo Francisco Cordeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8329476297689866 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Jessânya Alexandre de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057509 | - |
Descrição: dc.description | Na atualidade, a formação inicial de professores, como uma questão complexa na área da educação no Brasil, vem sofrendo alterações por políticas governamentais bem como pelo contexto atual de pandemia pela COVID-19. Assim, o ensino escolar trafegou do remoto e remoto/ híbrido, com a retomada breve ao presencial de forma gradativa em 2022. A partir desse contexto, e consciente da importância em fornecer espaços de interação com o contexto escolar, remete-se o olhar para o Estágio Supervisionado. Por tal motivo, esse trabalho busca investigar evidências de aprendizagem docente de licenciandos/ licenciados em química na configuração de ensino remoto/presencial. Os dados dessa investigação são provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas com 3 sujeitos de pesquisa, os quais foram analisados sob os pressupostos da análise de conteúdo, utilizando como categorias a priori, os Focos de Aprendizagem Docente (FADs), sobre suas práticas no estágio supervisionado obrigatório. Como resultados, foram identificados a presença de todos os focos componentes dos FADs para cada sujeito analisado. Para Nitrogênio predominou o conhecimento prático e reflexões sobre a docência, para Carbono predominaram as reflexões sobre a docência e, para o Oxigênio, o foco predominante foi o do conhecimento prático sobre a docência. Por fim, identifica-se que utilizar os FADs como instrumento analítico possibilitou identificar os aspectos que caracterizam as experiências dos licenciandos na prática educativa e condução do Estágio, o que permite discutir as lacunas nesse movimento de transição remoto/ presencial na formação de licenciandos em química | - |
Descrição: dc.description | Currently, initial teacher training, as a complex issue in the area of education in Brazil, has been undergoing changes due to governmental policies as well as the current pandemic context by COVID-19. Thus, school education has moved from remote and remote/hybrid, with a brief return to face-to-face gradually in 2022. From this context, and aware of the importance of providing spaces for interaction with the school context, we look back to the Supervised Internship. For this reason, this work seeks to investigate evidence of teaching learning of chemistry undergraduates/graduates in remote/presential teaching configuration. The data from this investigation come from semi-structured interviews conducted with research subjects - nitrogen, carbon and oxygen -, which were analyzed under the assumptions of content analysis, using as a priori categories, the Teacher learning focuses (FADs), about their practices in the mandatory supervised internship. As results, the presence of all the component focuses of the FADs was identified for each subject analyzed. For Nitrogen, practical knowledge and reflections about teaching predominated, for carbon, reflections about teaching predominated, and for oxygen, practical knowledge about teaching was the predominant focus. Finally, it is identified that using the FADs as an analytical tool made it possible to identify the aspects that characterize the experiences of undergraduates in educational practice and internship conduction, which allows us to discuss the gaps in this remote/in-person transition movement in the training of chemistry undergraduates | - |
Descrição: dc.description | 66 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Focos de aprendizagem docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | In-person and remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher learning focuses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | Focos de aprendizagem e a formação inicial de professores na transição remoto/presencial: um estudo com licenciandos em química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: