Educação escolar formal básico do trabalhador, qualificação e seus reflexos na ocupação de vagas de emprego no mercado de trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1020914777758259-
Autor(es): dc.contributorVaz, Douglas de Toledo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4246536267429356-
Autor(es): dc.contributorKronemberger, Thais Soares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1581120377467873-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Sergio Murilo Bordini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057504-
Descrição: dc.descriptionO tema deste relatório é o mercado de trabalho e, conjuga reflexões acerca da empregabilidade e capacidade do indivíduo, para conseguir um emprego formal. O avanço das novas tecnologias no mundo do trabalho é também um fator que tem exigido do trabalhador maior capacidade intelectual e cognitiva. As relações de trabalho no Brasil são regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e consideram no processo de seleção de candidatos, a formação escolar básica. No ano de 1975, ocorre no país a criação do Sistema Nacional de Emprego (SINE), pelo então Ministério do Trabalho e, a partir de então, o serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO) começa a ser implementado, tendo uma unidade do sistema, servido como base para a coleta de dados desta pesquisa. Objetivando revelar os obstáculos enfrentados na ocupação de vagas, nas agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE), devido à formação escolar insuficiente, o problema identificado é a falta da formação básica completa e seus reflexos nas oportunidades do trabalhador em conseguir uma colocação no mercado formal de trabalho, além de ser empecilho para os encaminhamentos aos processos seletivos das empresas, através das agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE), que utilizam o serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO). Através do método de observação e participação diretas, foi detectada a condição escolar na qual se encontram grande número de candidatos. O resultado objetivado pela pesquisa, deverá ser a promoção e ampliação da escolarização completa de trabalhadores, não obstante, o trabalho origina dados que permitem verificar a relação entre escolarização e emprego. A importância de um desenho de políticas públicas, articuladas entre os órgãos do Estado que promovam ao trabalhador conseguir as certificações de formação da Educação Básica, em decorrência de modificações nos processos informativos e de abordagens, para a capacitação do trabalhador-
Descrição: dc.description12 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho formal-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleEducação escolar formal básico do trabalhador, qualificação e seus reflexos na ocupação de vagas de emprego no mercado de trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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