Conhecendo meu aluno além do diagnóstico: construção de um e-book para o professor do ensino fundamental, numa perspectiva inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antonio Botelho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8677935625128360-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4435613728839687-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorLustosa, Francisca Geny-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9802514363178311-
Autor(es): dc.contributorBarros, Flávia Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8539546140860614-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0853766455572489-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2060261911478531-
Autor(es): dc.creatorTorres, Laís Malaquias Prata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057496-
Descrição: dc.descriptionA educação inclusiva é um tema que se tornou amplamente discutido e vem ganhando, cada vez mais, espaços no âmbito da escola e da sociedade. Considerando o papel fundamental do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, o nosso trabalho priorizou a formação docente a partir do referencial teórico da Biologia do Conhecer, proposto pelo neurobiólogo chileno Humberto Maturana. O referido autor ressalta, no conjunto de sua obra, a importância de uma práxis fundamentada no respeito às diferenças e no amor, como fundamento do fenômeno social e, portanto, do ato educativo. Partindo desse referencial, o nosso trabalho, submetido como dissertação ao Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI), propõe a construção de um e-book intitulado “Conhecendo o meu aluno para além do diagnóstico”, contendo textos e reflexões dos momentos vivenciados a partir de rodas de conversas reflexivas com docentes dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Cordeiro-RJ, abordando a inclusão do estudante com deficiências no espaço escolar. Esperamos que tanto a dissertação, quanto o ebook, sirva de base reflexiva sobre a questão da inclusão de estudantes com diversidade funcional, mas, também, como incentivo para a criação de outros espaços reflexivos no âmbito da escola, sobre esta ou outra temática de interesse do docente ou de necessidade da Escola.-
Descrição: dc.descriptionInclusive education is a topic that has become widely discussed and is gaining more and more space within schools and society. Considering the fundamental role of the teacher as a mediator in the teaching-learning process, our work prioritized teacher training based on the theoretical framework of the Biology of Knowing, proposed by the Chilean neurobiologist Humberto Maturana. The author emphasizes, in his work as a whole, the importance of a praxis based on respect for differences and love, as the foundation of the social phenomenon and, therefore, of the educational act. Based on this framework, our work, submitted as a dissertation to the Professional Master's Course in Diversity and Inclusion at the Fluminense Federal University (CMPDI), proposes the construction of an e-book entitled “Knowing my student beyond diagnosis”, containing texts and reflections of moments experienced from circles of reflective conversations with teachers of the final years of elementary school in the municipal network of Cordeiro-RJ, addressing the inclusion of students with disabilities in the school space. We hope that both the dissertation and the ebook will serve as a reflective basis on the issue of inclusion of students with functional diversity, but also as an incentive for the creation of other reflective spaces within the school, on this or another topic of interest. of the teacher or the need of the School.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectformação docente-
Palavras-chave: dc.subjectreflexões-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectinclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectteacher training-
Palavras-chave: dc.subjectreflections-
Título: dc.titleConhecendo meu aluno além do diagnóstico: construção de um e-book para o professor do ensino fundamental, numa perspectiva inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.