Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ana Paula Lima dos | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Ana Lúcia Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39541 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057490 | - |
Descrição: dc.description | As bibliotecas escolares são ambientes informacionais que fomentam a apropriação de informações para construção de novos conhecimentos, mas também a cultura e o lazer. Neste contexto, é fundamental que os acervos das bibliotecas escolares e seus serviços mobilizem recursos informacionais e promovam debates sobre a diversidade étnico-racial presente em nossa sociedade. Dessa forma, pergunta-se: as bibliotecas escolares podem contribuir para a promoção da educação para as relações étnico-raciais? A pesquisa visa discutir as contribuições que as bibliotecas escolares podem trazer para a promoção da educação para as relações étnico-raciais. Para tanto, elegeu-se, como campo empírico, a biblioteca do Colégio Estadual Joaquim Távora, de Niterói. Delineou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, e de natureza aplicada. Os métodos adotados foram levantamento bibliográfico e documental e estudo de caso. Como resultados apresentam-se subsídios para a promoção de ações de letramento racial com vistas à promoção da educação para as relações étnico-raciais na biblioteca estudada a partir da descrição, realização e avaliação de três atividades. Conclui-se que as etapas e os componentes de um programa de competência em informação podem auxiliar os professores na realização de ações de letramento racial e o bibliotecário pode coordenar programas desta natureza com precisão. | - |
Descrição: dc.description | School libraries are informational spaces that support the appropriation of information for the construction of knowledge, as well as culture and leisure. In this context, it is essential that school library collections and their services promote education for ethnic-racial relations. In this context, it is essential that school library collections and their services shed light on informational resources and promote debates on the ethnic-racial diversity present in our society. Thus, it is asked: can school libraries contribute to the promotion of education for ethnic-racial relations? This research aims to discuss the contributions that school libraries can make to the promotion of education for ethnic-racial relations. To this end, the library of the Joaquim Távora State School, in Niterói, was chosen as the empirical field. To this end, a descriptive research was designed, with a qualitative approach, and of an applied nature. The methods adopted are bibliographic and documental research, and case study. As a result, subsidies are presented for the promotion of racial literacy actions with a view to promoting education for ethnic-racial relations in the library studied based on the description, implementation and evaluation of three activities. It is concluded that the steps and components of an information literacy program can support teachers in carrying out racial literacy actions and the librarian can manage programs of this nature with precision. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Título: dc.title | Bibliotecas escolares e a promoção da educação para as relações étnico-raciais: uma reflexão sobre letramento racial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: