Cruzando trilhas: características de liderança que operam no modelo da Triple Helix a serviço da Universidade Pública e seu impacto positivo na dinâmica do Sistema Nacional de Inovação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorVeloso, Letícia Helena Medeiros-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorBarros, Sergio Ricardo da Silveira-
Autor(es): dc.contributorSenra, Elaine Maria de Andrade-
Autor(es): dc.contributorAlves, Jean Carlos Machado-
Autor(es): dc.contributorBeiruth, Lya Januária Vasconcelos-
Autor(es): dc.creatorMotta, Elizabeth Flávia Roberta Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057488-
Descrição: dc.descriptionA Universidade pública é uma organização complexa, com características singulares, como diversidade cultural, competências tecnológicas e de conhecimento variadas, e um sistema de gestão que difere das organizações convencionais de produção. A universidade desempenha um papel crucial na sociedade ao reconhecer, antecipar e solucionar problemas, especialmente no mercado, o que a torna uma instituição empreendedora. Neste contexto, esta pesquisa se concentra na liderança/pesquisadores dentro da universidade, explorando a hipótese de que uma universidade empreendedora depende de pesquisadores empreendedores acadêmicos. A abordagem considera a liderança como um fenômeno sistêmico complexo, intrinsecamente ligado ao contexto, incluindo origens, trajetória e aprendizados. A metodologia de pesquisa é predominantemente qualitativa. Métodos de pesquisa indutivo, utilizando a Grounded Theory, Teoria Fundamentada em dados, que propõe a construção da teoria, não somente a codificação de dados. Visa enriquecer uma categoria teórica existente, formando uma nova relação entre as categorias ou estabelecendo novos pontos de relação entre elas. Primeiramente, identificou-se que a liderança empreendedora na universidade pública não se limita apenas aos tradicionais indicadores de desempenho acadêmico, como publicações e citações, mas também se manifesta na capacidade desses líderes em promover o diálogo interdisciplinar e integrar os eixos de ensino, pesquisa e extensão de forma sinérgica. Adicionalmente, constatou-se que a formação desses líderes empreendedores é profundamente influenciada por suas trajetórias pessoais e experiências anteriores, que abrangem desde suas origens culturais até suas vivências no mundo acadêmico e na sociedade em geral. Outra descoberta relevante é que esses líderes empreendedores compartilham um compromisso intrínseco com o desenvolvimento do Estado e da sociedade, diferenciando-se das lideranças empresariais tradicionais, cujo foco principal é o lucro. Além disso, a pesquisa destacou a habilidade desses líderes em promover a dialogia, ou seja, em reunir grupos diversos e facilitar o diálogo em direção a objetivos coletivos. Essa capacidade de agregação de diferentes perspectivas e a clareza na formulação de políticas públicas que beneficiam a sociedade são características-chave desses líderes empreendedores. Em conclusão, esta pesquisa oferece uma visão abrangente da liderança empreendedora na universidade pública, destacando sua importância na promoção da inovação e do desenvolvimento social. Os resultados enfatizam a necessidade de reconhecer e nutrir líderes empreendedores acadêmicos e apontam para a relevância de suas características e experiências pessoais no contexto da universidade empreendedora. Essas descobertas têm implicações significativas para a melhoria contínua das instituições de ensino superior e para o avanço do papel da universidade na sociedade contemporânea.-
Descrição: dc.descriptionThe public university is a complex organization, with unique characteristics, such as cultural diversity, varied technological skills and knowledge, and a management system that differs from conventional production organizations. The university plays a crucial role in society by recognizing, anticipating and solving problems, especially in the market, which makes it an institution entrepreneur. In this context, this research focuses on leadership/researchers within the university, exploring the hypothesis that an entrepreneurial university depends on academic entrepreneurial researchers. The approach considers leadership as a complex systemic phenomenon, intrinsically linked to the context, including origins, trajectory and learning. The research methodology it is predominantly qualitative. Inductive research methods, using the Grounded Theory, Grounded Theory in data, which proposes the construction of theory, not just the codification of data. It aims to enrich an existing theoretical category, forming a new relationship between the categories or establishing new points of relationship between them. Firstly, it was identified that entrepreneurial leadership at public universities is not limited only to traditional academic performance indicators, such as publications and citations, but also manifests itself in the ability of these leaders to promote interdisciplinary dialogue and integrate the teaching, research and extension axes in a synergistic way. Additionally, it was found that the training of these entrepreneurial leaders is profoundly influenced by their personal trajectories and previous experiences, ranging from their cultural origins to their experiences in the academic world and in society in general. Another relevant finding is that these entrepreneurial leaders share an intrinsic commitment to the development of the State and society, differentiating themselves from traditional business leaders, whose main focus is profit. Furthermore, the research highlighted the ability of these leaders to promote dialogue, that is, to bring diverse groups together and facilitate dialogue towards collective goals. This ability to aggregate different perspectives and clarity in formulating public policies that benefit society are key characteristics of these entrepreneurial leaders. In conclusion, this research provides a comprehensive overview of entrepreneurial leadership in the public university, highlighting its importance in promoting innovation and social development. The results emphasize the need to recognize and nurture academic entrepreneurial leaders and point to the relevance of their personal characteristics and experiences in the context of the entrepreneurial university. These findings have significant implications for the continuous improvement of higher education institutions and to advance the role of the university in contemporary society.-
Descrição: dc.description144 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade federal-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Inovação-
Palavras-chave: dc.subjectTriple helix-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectFederal university-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial university-
Palavras-chave: dc.subjectNational Innovation System-
Palavras-chave: dc.subjectTriple helix-
Título: dc.titleCruzando trilhas: características de liderança que operam no modelo da Triple Helix a serviço da Universidade Pública e seu impacto positivo na dinâmica do Sistema Nacional de Inovação-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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