
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gutierrez, Ruben Huamanchumo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Brunno e Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Nathan Galeno Matos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39566 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057466 | - |
| Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propor, por meio da aplicação deferramentas estratégicas, a modelagem de um negócio digital voltado à preparação para vestibulares, considerando o contexto competitivo do setor educacional online. O estudo foca na criação de uma plataforma digital que busca atender demandas específicas não plenamente exploradas pelas grandes concorrentes do mercado. Para isso, foi realizada uma análise aprofundada de mercado, com destaque para os principais concorrentes, suas funcionalidades, posicionamento de marca e estratégias de marketing. Em seguida, foram aplicadas ferramentas estratégicas como a matriz SWOT, para diagnóstico de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; o Modelo de Negócios Canvas, para estruturar os principais blocos do modelo de negócios; e a análise das cinco forças de Porter, para compreender o grau de atratividade e rivalidade do setor. A proposta também contemplou a construção de protótipos de tela, desenvolvidos com apoio de inteligência artificial, permitindo a visualização prática de como a proposta de valor pode ser entregue ao usuário final. Além disso, foram elaborados planos de ação estratégicos utilizando a metodologia 5W2H, com foco em ações de pré-lançamento e pós- lançamento, visando orientar o posicionamento da plataforma e garantir a eficiência das ações de marketing e retenção de usuários. Os resultados evidenciam que, apesar da competitividade do setor, há oportunidades claras para inovação, personalização e diferenciação, especialmente em nichos como vestibulares específicos e com inovação e melhoria em funcionalidades. O estudo reforça a importância de um planejamento estratégico estruturado e da aplicação integrada de ferramentas gerenciais no desenvolvimento de negócios digitais sustentáveis e orientados ao usuário. | - |
| Descrição: dc.description | This Final Undergraduate Project aims to propose, through the application of strategic tools, the modeling of a digital business focused on college entrance exam preparation, considering the competitive landscape of the online education sector. The study focuses on the creation of a digital platform designed to meet specific demands that are not fully addressed by major competitors in the market. To this end, an in-depth market analysis was conducted, highlighting key competitors, their features, brand positioning, and marketing strategies. Strategic tools were then applied, including the SWOT matrix to diagnose strengths, weaknesses, opportunities, and threats; the Modelo de Negócios Canvas to structure the main components of the Modelo de Negócios; and Porter’s Five Forces analysis to understand the sector’s level of attractiveness and competitive rivalry. The proposal also included the development of screen prototypes, created with the support of artificial intelligence, enabling a practical visualization of how the value proposition can be delivered to the end user. Additionally, strategic action plans were developed using the 5W2H methodology, focusing on pre-launch and post-launch activities to guide the platform's positioning and ensure the effectiveness of marketing and user retention strategies. The results demonstrate that, despite the competitiveness of the sector, there are clear opportunities for innovation, personalization, and differentiation, especially in niche areas such as specific entrance exams and through improvements in functionalities. The study reinforces the importance of a well-structured strategic plan and the integrated application of management tools in the development of sustainable, user-oriented digital businesses. | - |
| Descrição: dc.description | 95 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plataformas digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vestibulares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas estratégicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo de negócios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulação por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de negócio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital platforms | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College entrance exams | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strategic tools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship | - |
| Título: dc.title | Aplicação de ferramentas estratégicas para apoio ao empreendedor na criação de uma plataforma online de preparação para vestibulares | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: