Oficina de arquitetura de computadores para alunos do ensino médio e/ou fundamental, de forma lúdica e acessível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone de Lima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Queila de Souza Cordeiro da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Simone Pereira Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057446-
Descrição: dc.descriptionO computador é uma máquina que promoveu e ainda está promovendo uma grande revolução no mundo. Tornou-se indispensável no nosso dia a dia, estando presente em todos os ambientes que frequentamos, assim como em todas as áreas de trabalho: Engenharia, medicina, astronomia, educação, agricultura e várias outras. Trata-se de um equipamento com grande capacidade de cálculo, de armazenamento e processamento de informação, características essas que o transformaram em uma das principais ferramentas de trabalho na sociedade atual. Nesse contexto, saber lidar com esta revolucionária ferramenta tornou-se imprescindível, em todos os níveis sociais e em todas as idades. Entender onde e como aplicar as funcionalidades corretas, saber o limite do que se tem em mãos, ajustar o possível para extrair o máximo dos recursos disponíveis e saber um pouco do que está por trás dos processos que rodam nessa máquina “mágica” torna-se questão fundamental, em especial para as novas gerações. Gerações essas que, certamente serão mais dependentes ainda dessas ferramentas tecnológicas, do que já somos hoje. O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um curso acessível, de linguagem leve, fácil entendimento, e para o qual não sejam necessários pré-requisitos dos alunos. A metodologia do curso é que os alunos sejam capazes de evoluir ao longo dos assuntos, sem que seja necessário um aprofundamento maior. E ao longo do curso, na medida do que seja viável, serão apresentadas atividades de desenvolvimento lúdicas, traçando paralelos com situações ou ferramentas do cotidiano dos alunos, com vistas a facilitar o entendimento e promover interesse destes pelo assunto.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOficina de computação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização de computadores-
Palavras-chave: dc.subjectComputação desplugada-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura de computador-
Palavras-chave: dc.subjectCurso básico de informática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Título: dc.titleOficina de arquitetura de computadores para alunos do ensino médio e/ou fundamental, de forma lúdica e acessível-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.