Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franco, Alfred Sholl | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0916043592067664 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0853766455572489 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0899150602589123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9823519245400422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8086836093429390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonone, Filipe Meneguelli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622321281096009 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0651621493081239 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Teresa Gouveia Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057444 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) compromete a coordenação motora, causando atrasos e dificuldades significativas nas habilidades motoras. Estima-se que 6% das crianças em idade escolar apresentem esse diagnóstico, impactando negativamente suas atividades acadêmicas e sociais. Para auxiliar os professores na identificação e manejo de alunos com TDC, foi desenvolvido o e-book "Seu Aluno em Movimento! Conhecendo o Desenvolvimento Motor!", um material prático e acessível, com o objetivo de capacitar os docentes e fornecer ferramentas pedagógicas inclusivas. Composto por cinco capítulos, o e book aborda desde os conceitos fundamentais de desenvolvimento motor até a identificação de atrasos motores e a implementação de atividades lúdicas. Inclui também QR codes para acesso rápido às atividades propostas, visando fornecer suporte prático aos docentes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer #6.019.342 - 24/04/2023, CAAE #67505423.3.0000.5582). Participaram 371 professores de todos os estados brasileiros, com a maioria sendo do sexo feminino (49,1%) e possuindo formação acadêmica avançada (41,5% pós graduação lato sensu, 17% mestrado, 22,9% doutorado). Dentre os participantes, 25,9% tinham mais de 20 anos de experiência. Os resultados revelaram que 65,77% dos professores não se sentiam preparados para lidar com alunos com dificuldades motoras, e 32,61% já haviam trabalhado com alunos diagnosticados com TDC, destacando a necessidade de formação continuada. Além disso, 84,64% dos professores acreditam que precisam aprimorar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento motor. A avaliação do e-book, realizada por 26 professores, revelou que 65,38% o consideraram útil para suas práticas pedagógicas. A clareza da linguagem e a aplicabilidade das atividades foram amplamente elogiadas, com 46,15% dos avaliadores afirmando que o conteúdo pode ser aplicado em seus contextos educacionais. Conclui-se que o e- book não só preenche lacunas na formação inicial dos professores, mas também se destaca como uma ferramenta valiosa para promover a inclusão de alunos com TDC e capacitar os docentes na identificação e intervenção precoce. | - |
Descrição: dc.description | Developmental Coordination Disorder (DCD) impairs motor coordination, causing significant delays and difficulties in motor skills. It is estimated that 6% of school-aged children are diagnosed with this disorder, negatively impacting their academic and social activities. To assist teachers in identifying and managing students with DCD, the e-book "Seu Aluno em Movimento! Conhecendo o Desenvolvimento Motor!" was developed. This practical and accessible resource aims to train educators and provide inclusive pedagogical tools. The e-book, composed of five chapters, covers topics ranging from fundamental motor development concepts to the identification of motor delays and the implementation of playful activities. It also includes QR codes for quick access to the proposed activities, offering practical support to teachers. The study was approved by the Research Ethics Committee (Approval #6.019.342 - 24/04/2023, CAAE #67505423.3.0000.5582). A total of 371 teachers from all Brazilian states participated, with the majority being female (49.1%) and having advanced academic qualifications (41.5% with postgraduate diplomas, 17% with master's degrees, and 22.9% with doctorates). Among the participants, 25.9% had more than 20 years of teaching experience. The results showed that 65.77% of teachers did not feel adequately prepared to deal with students with motor difficulties, and 32.61% had already worked with students diagnosed with DCD, emphasizing the need for continued training. Additionally, 84.64% of teachers indicated a need to improve their knowledge of motor development. The e-book evaluation, conducted by 26 teachers, revealed that 65.38% found it useful for their pedagogical practices. The clarity of the language and the applicability of the activities were widely praised, with 46.15% of respondents stating that the content could be applied in their educational contexts. In conclusion, the e-book not only addresses gaps in teachers' initial training but also stands out as a valuable tool to promote the inclusion of students with DCD and equip teachers for early identification and intervention. | - |
Descrição: dc.description | 73 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Desesenvolvimento da Coordenação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenação Motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Desesenvolvimento da Coordenação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenação Motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental Coordination Disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor Coordination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Education Plan | - |
Título: dc.title | Seu aluno em movimento: produção e avaliação de e-book sobre o transtorno de desenvolvimento da coordenação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: