Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vassallo, Simone Ponde | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Lucas de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37095 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057441 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa a experiência de estudantes-trabalhadores do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, explorando as dificuldades e contradições vividas ao conciliar trabalho e estudo. Baseado na noção de subjetividade de Gilberto Velho, investigo como esses indivíduos lidam com longas jornadas, falta de tempo e apoio insuficiente, enquanto buscam na educação superior uma ferramenta para transformação pessoal e ascensão social. Com foco nas histórias de vida de pessoas que estudam e trabalham, busco evidenciar a força e resiliência desses indivíduos, que enfrentam barreiras estruturais como precariedade econômica, falta de suporte acadêmico e a desigualdade de oportunidades tanto no ambiente universitário quanto no mercado de trabalho. Chego à reflexão de que modelo educacional brasileiro precisa se adaptar às realidades desses estudantes, promovendo maior flexibilidade e reconhecimento da diversidade socioeconômica. Com esta pesquisa procuro reforçar a importância de um ensino superior que vá além do acesso, oferecendo condições concretas para que esses estudantes-trabalhadores alcancem seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais. | - |
Descrição: dc.description | 51 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhador | - |
Título: dc.title | O sinuoso processo da graduação: a vida acadêmica de trabalhadores-estudantes do ICHF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: