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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Claudete Aparecida Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2674509595570040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miterhof, Maria Elisa Vieira da Cunha Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3256507816253760 | - |
Autor(es): dc.contributor | Noronha, Tatiana Guimarães de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8492761744705820 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Andrea Gomes de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9084658804117490 | - |
Autor(es): dc.contributor | Assad, Alexandra Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7568287261860675 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Leticia Raquel Baraky | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2702162572952646 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossoni, Andrea Maciel de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7950919144014024 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0447117066474755 | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Armanda de Oliveira Pache de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057439 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A Síndrome da Zika Congênita (SZC) abrange diversas manifestações neurológicas que vão além da microcefalia, incluindo alterações auditivas. O impacto da exposição ao vírus Zika (ZIKV) na audição de crianças ainda é pouco compreendido, especialmente em relação à progressão das perdas auditivas. O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável têm particular importância na avaliação auditiva na população infantil pois com precisão, possibilitam o diagnóstico da perda auditiva. Objetivos: Avaliar e acompanhar as manifestações auditivas evolutivas de crianças nascidas de mães que apresentaram exantema durante a gestação, expostas ou não ao ZIKV, e de crianças portadoras de microcefalia; correlacionar os achados do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável e verificar a presença de flutuação de limiares nesta mesma população. Métodos: Estudo observacional prospectivo envolvendo crianças nascidas no Rio de Janeiro, Brasil, durante a epidemia de ZIKV de 2015-2016, referenciadas para Triagem Auditiva Neonatal. A Triagem Auditiva Neonatal foi realizada por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático, com intensidade de 30 dBnNA e resultado classificado como “PASSA/FALHA.” Avaliações auditivas de seguimento foram realizadas seis e doze meses após a triagem inicial, incluindo Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável. Resultados: Na avaliação inicial, quatro das 78 crianças apresentaram resultado “FALHA” na Triagem Auditiva Neonatal. Na segunda avaliação, realizada seis meses depois, essas mesmas quatro crianças continuaram com limiares auditivos alterados, sendo diagnosticadas três com perda auditiva neurossensorial e uma com perda auditiva condutiva. A prevalência de alterações auditivas foi de 5,1%. Entre as quatro crianças com perda auditiva, duas tinham SCZ, uma apresentava infecção suspeita pelo ZIKV e uma era assintomática com exposição confirmada ao ZIKV. Não houve progressão da perda auditiva até a segunda avaliação, e o grupo de crianças não expostas ao ZIKV (PCR negativo) não apresentou perda auditiva. Na terceira avaliação, uma criança com perda auditiva neurossensorial moderada unilateral mostrou normalização dos limiares auditivos, com achados consistentes entre Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável. Conclusão: Na comparação entre Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável, ambos apresentaram 100% de concordância nas avaliações. A melhora dos limiares auditivos em uma criança sugere que crianças nascidas de mães com exantema durante a gestação ou com suspeita de exposição vertical ao ZIKV devem receber acompanhamento audiológico além do nascimento, a fim de detectar possíveis flutuações nos limiares auditivos | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Congenital Zika Syndrome (CZS) encompasses a wide spectrum of neurological manifestations besides microcephaly, including hearing disorders. The effects of Zika virus (ZIKV) exposure on childhood hearing remains poorly understood, particularly regarding the progression of hearing loss. Auditory Brainstem Evoked Potentials and Auditory Steady State Response are particularly important in the assessment of hearing in children, as they can accurately diagnose hearing loss. Objectives: To assess and monitor the evolving auditory manifestations of children born to mothers who presented rash during pregnancy, whether or not they were exposed to the Zika virus, and children with microcephaly; to correlate the findings of the Auditory Brainstem Evoked Potential and the Auditory Steady-State Response and to verify the presence of threshold fluctuation in this same population. Methods: Prospective observational study involving children born in Rio de Janeiro, Brazil, during the 2015-2016 Zika virus epidemic, referred for Neonatal Hearing Screening. Neonatal Hearing Screening was performed using the Automatic Auditory Brainstem Evoked Potential, with an intensity of 30 dBnHL and a result classified as "PASS/FAIL." Follow-up auditory evaluations were performed six and twelve months after the initial screening, including Auditory Brainstem Evoked Potential and Auditory Steady-State Response. Results: In the initial evaluation, four of the 78 children presented a "FAILED" result in the Neonatal Hearing Screening. In the second evaluation, carried out six months later, these same four children continued to have altered hearing thresholds, with three being diagnosed with sensorineural hearing loss and one with conductive hearing loss. The prevalence of hearing impairments was 5.1%. Among the four children with hearing loss, two had CZS, one had suspected ZIKV infection, and one was asymptomatic with confirmed ZIKV exposure. There was no progression of hearing loss until the second evaluation, and the group of children not exposed to Zika virus (negative PCR) did not present hearing loss. In the third evaluation, a child with moderate unilateral sensorineural hearing loss showed normalization of auditory thresholds, with consistent findings between Auditory Brainstem Evoked Potential and Auditory Steady State Response. Conclusion: In the comparison between Auditory Brainstem Evoked Potential and Auditory Steady State Evoked Potential, both presented 100% agreement in the evaluations. The improvement in hearing thresholds in a child suggests that children born to mothers with rash during pregnancy or suspected exposure to Zika virus should receive audiological follow-up beyond birth to detect possible fluctuations in hearing thresholds. | - |
Descrição: dc.description | 75 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zika | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exantema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome da Zika congênita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perda auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes auditivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zika vírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecção por Zika vírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exantema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perda auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes auditivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microcefalia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complicação infecciosa na gravidez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zika | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exanthema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zika Congenital Syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing loss | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing tests | - |
Título: dc.title | Avaliação auditiva de crianças nascidas de mães com exantema durante o período gestacional e/ou com microcefalia: estudo observacional prospectivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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