Gestão da qualidade: análise da inserção no mercado de trabalho pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKraemer, Carlos Frederico Bom-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3550616358998633-
Autor(es): dc.contributorVaz, Douglas de Toledo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4246536267429356-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kathleen da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057437-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral é analisar o processo de recrutamento e seleção de candidatos que ocorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda em Porto Real- RJ, sob o enfoque da gestão da qualidade. A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que veio endossar a análise dos processos organizacionais de um órgão público, por possibilitar o aumento na satisfação dos clientes e uma melhor eficiência no processo produtivo. Essa temática se faz importante no contexto da inserção no mercado de trabalho por contribuir com a melhora no serviço público, a diminuição no número de desempregados e no equilíbrio das desigualdades na busca por um emprego formal. Essa pesquisa visa selecionar materiais para a construção do referencial teórico, examinar através de observação assistemática o órgão municipal, aplicar a ferramenta da gestão da qualidade (Diagrama de Ishikawa) e disponibilizar plano de ação na tentativa de reduzir inconformidades, através do embasamento científico desse tema e da analise situacional da organização neste aspecto. Foi realizado um estudo de campo, seguido de uma entrevista com a secretária que conduz a pasta, via endereço eletrônico. No próprio local foi observada a rotina administrativa e realizado levantamento de causas e efeitos do processo. Com os dados devidamente coletados, esses foram analisados e representados por diagrama e tabelas, a fim de ser apresentado ao setor estratégico como sugestão de ações que podem ser padronizadas e fraquezas a serem trabalhadas posteriormente. A proposta inicial foi atendida com uso de ferramentas da gestão da qualidade que contribuem não somente para a eficiência da máquina pública como para a modernização de seus processos, e principalmente a satisfação dos usuários-
Descrição: dc.description29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRecrutamento e seleção-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Real (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público municipal-
Título: dc.titleGestão da qualidade: análise da inserção no mercado de trabalho pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.