ENTRE ONDAS E CORES: EXPLORANDO AS ILHAS OCEÂNICAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA ARTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorSuhett, Ana Clara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0980689125437099-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2425981185299146-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/1785632197516227-
Autor(es): dc.creatorXavier, Yula Fabbrin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057432-
Descrição: dc.descriptionAs ilhas oceânicas brasileiras são ambientes únicos, ricos em biodiversidade e de grande relevância para a conservação, sendo importantes ecossistemas marinhos. Ainda assim, são territórios pouco conhecidos e estudados, especialmente na educação básica. Apresentar as ilhas oceânicas na escola surge como uma forma de aproximar as crianças desses espaços distantes, ampliando seus olhares sobre o oceano e despertando o interesse pela vida marinha, alinhando-se à cultura oceânica, recentemente implementada nos currículos escolares do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa investigou como a integração entre Arte e Ciência pode contribuir para o ensino sobre ilhas oceânicas brasileiras no Ensino Fundamental I, buscando estimular o imaginário infantil e promover a construção de significados sobre esses ambientes marinhos. Para isso, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática com cinco atividades, envolvendo uma turma do 4º ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Niterói-RJ. As ações pedagógicas incluíram uma aula expositiva com maquete; uma atividade de leitura e pesquisa com livro paradidático; uma atividade prática de observação com coleção biológica; uma exposição de arte com obras e ilustrações científicas; uma oficina artística e, por fim, uma produção textual. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio, questionários e produções dos alunos. A análise, de natureza qualitativa, revelou que as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre as ilhas oceânicas, relacionando conteúdos científicos a produções artísticas e demonstrando interesse, criatividade e construção de sentidos afetivos sobre o tema. Os resultados apontam que a abordagem interdisciplinar entre Arte e Ciência potencializou a aprendizagem, tornando o ensino mais significativo e conectado à realidade e às formas de expressão próprias da infância.-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian oceanic islands are unique environments, rich in biodiversity and of great importance for conservation, serving as vital marine ecosystems. However, they remain relatively unknown and underexplored, especially in basic education. Introducing oceanic islands in schools is a way to bring children closer to these distant territories, broadening their perspectives on the ocean and fostering interest in marine life, in alignment with ocean literacy, which has recently been incorporated into school curricula in Brazil. This study investigated how the integration of art and science can contribute to teaching about Brazilian oceanic islands in elementary school (grades 1–5), aiming to stimulate children's imagination and promote the construction of meaning about these marine environments. To this end, a didactic sequence with five activities was developed and implemented with a 4th-grade class at Anísio Teixeira Municipal School, in Niterói-RJ. The pedagogical actions included a lecture with a model; a reading and research activity using a children’s nonfiction book; a hands-on observation session with a biological collection; an art exhibition featuring artworks and scientific illustrations; an art workshop; and finally, a writing activity. Data were collected through written records, audio recordings, questionnaires, and student productions. The qualitative analysis revealed that the children expanded their knowledge about oceanic islands, connecting scientific content with artistic production, and demonstrated interest, creativity, and emotional engagement with the theme. The results indicate that the interdisciplinary approach between art and science enhanced learning, making it more meaningful and connected to children’s realities and forms of expression.-
Descrição: dc.description100 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectIlhas oceânicas brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian oceanic islands-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Título: dc.titleENTRE ONDAS E CORES: EXPLORANDO AS ILHAS OCEÂNICAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA ARTE-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.