Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | Lobão, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Ormindo, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Isadora Teles | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Lukas Jasserand de Moraes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057415 | - |
Descrição: dc.description | A impercepção botânica é um grande desafio quando discutimos o ensino de botânica, podendo ela ser atribuída, dentre outras coisas, a forma pouco atrativa com a qual ela é ensinada. Para podermos superar esse desafio é necessário que nós enquanto futuros professores pensemos em novas formas de ensinar botânica, de maneira que aproxime os alunos dos objetos estudados e assim também crie um laço afetivo com esse objeto. Dessa forma, confeccionamos uma oficina de ilustração científica se baseando na história da ilustração botânica e perante a análise dos resultados, elaboramos um guia para sua adaptação ao ensino básico, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. | - |
Descrição: dc.description | Botanical imperception is a big challenge when we discuss the teaching of botany. It could be attributed, among other things, to the unattractive way in which it is taught. In order for us to surpass this challenge it is necessary that we as future teachers think in new ways of teaching botany, in a manner that approximates the students of the object of their study and with that creating an emotional bond with that object. Because of that, we created a scientific illustration workshop based on the history of botanical illustration and after an analysis of its results, we developed a guide for its adaptation to basic education for both primary and secondary education. | - |
Descrição: dc.description | 60 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilustração Botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | impercepção botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de botânica e educação básica. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botanical illustration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bbotanical imperception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Workshop | - |
Título: dc.title | ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA: UMA POSSIBILIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO DE PLANTAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: