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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Kátia Faria de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0285800384890131 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.contributor | Werner Júnior, Jairo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3211388328272725 | - |
| Autor(es): dc.creator | Damasceno, Luísa Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38972 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057412 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho analisa criticamente a questão da medicalização, a partir de uma experiência em Saúde Mental, tomando como referência a produção de discursos de especialistas sobre crianças que apresentam padrões de comportamentos desviantes ao que é esperado e desejado no ambiente escolar. Ao fundamentar-se metodologicamente na genealogia de Foucault, na epistemologia de Canguilhem e na perspectiva crítica da Psicologia Histórico-Cultural, intenta-se não ressaltar as diferenças entre essas teorias, mas operar com seus conceitos para pensar o problema da medicalização e questões que emergiram a partir de uma prática. Tem-se como objetivo sinalizar a “importação” dos parâmetros das ciências naturais nos processos epistemológicos de conhecimento das doenças, assumindo uma posição crítica diante de práticas que priorizam leituras biológicas e desqualificam fatores de ordem social nos modos de funcionamento dos sujeitos. O conceito de biopolítica e a análise das origens históricas da medicina moderna são fundamentais para tal proposta. Além disso, o processo da medicalização é entendido neste trabalho não apenas como um efeito de práticas e discursos outros, mas enquanto um produtor de realidades, forjando objetos de estudo e de intervenção, como alunos-problema, doentes mentais e crianças-que-não-aprendem. Este trabalho reside, pois, na possibilidade de problematizar intervenções no campo da Saúde Mental e da Educação, questionando modelos hegemônicos de assistência que tendem a reduzir os sujeitos e seus modos de funcionamento a circuitos cerebrais e a respostas adaptativas e normalizantes. | - |
| Descrição: dc.description | 109 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biopoder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Normalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
| Título: dc.title | O discurso da medicalização enquanto produção: reflexões na interface entre saúde mental e educação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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