Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martelo, Mitchael Alfonso Plaza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3448875510178504 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Raphael Antunes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9757094841978097 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6875375514646852 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ki, Yuri | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6240266796951874 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3964971748999423 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriel de Souza Sardinha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057410 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga o uso do xadrez como ferramenta pedagógica no ensino de matemática de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com uma análise separada para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa parte da hipótese de que o xadrez pode ser integrado de forma estratégica às práticas pedagógicas ao estimular o raciocínio lógico e a concentração, contribuindo para uma aprendizagem significativa dos alunos. Essa pesquisa culmina numa sequência didática que utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica envolvendo conjuntos numéricos, operações básicas, plano cartesiano, par ordenado, vetores, matrizes e tabelas. Além disso, esse texto traz outros assuntos como problemas de contagem e curiosidades como o problema das N-rainhas. Assim, o professor tem à disposição uma proposta pedagógica lúdica e contextualizada para ensinar matemática de forma a estimular o interesse do aluno através do xadrez. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates the use of chess as a pedagogical tool in teaching mathematics to students from 6th to 9th grade of lower secondary education, with a separate analysis for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The research is based on the hypothesis that chess can be strategically integrated into pedagogical practices by stimulating logical reasoning and concentration, thereby contributing to meaningful student learning. This study culminates in a didactic sequence that uses chess as a teaching tool involving number sets, basic operations, the Cartesian plane, ordered pairs, vectors, matrices, and tables. Additionally, the text explores topics such as combinatorial problems and curiosities like the N-Queens problem. Thus, teachers are provided with a playful and contextualized pedagogical proposal for teaching mathematics, which fosters student interest through the game of chess. | - |
Descrição: dc.description | 113 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | xadrez escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | school chess | - |
Palavras-chave: dc.subject | mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive education | - |
Título: dc.title | Xadrez, Matemática TDAH: de Operações Básicas ao Conceito de Matriz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: