Xadrez, Matemática TDAH: de Operações Básicas ao Conceito de Matriz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartelo, Mitchael Alfonso Plaza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3448875510178504-
Autor(es): dc.contributorSantos, Raphael Antunes dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9757094841978097-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorKi, Yuri-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6240266796951874-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3964971748999423-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel de Souza Sardinha da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057410-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga o uso do xadrez como ferramenta pedagógica no ensino de matemática de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com uma análise separada para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa parte da hipótese de que o xadrez pode ser integrado de forma estratégica às práticas pedagógicas ao estimular o raciocínio lógico e a concentração, contribuindo para uma aprendizagem significativa dos alunos. Essa pesquisa culmina numa sequência didática que utiliza o xadrez como ferramenta pedagógica envolvendo conjuntos numéricos, operações básicas, plano cartesiano, par ordenado, vetores, matrizes e tabelas. Além disso, esse texto traz outros assuntos como problemas de contagem e curiosidades como o problema das N-rainhas. Assim, o professor tem à disposição uma proposta pedagógica lúdica e contextualizada para ensinar matemática de forma a estimular o interesse do aluno através do xadrez.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation investigates the use of chess as a pedagogical tool in teaching mathematics to students from 6th to 9th grade of lower secondary education, with a separate analysis for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The research is based on the hypothesis that chess can be strategically integrated into pedagogical practices by stimulating logical reasoning and concentration, thereby contributing to meaningful student learning. This study culminates in a didactic sequence that uses chess as a teaching tool involving number sets, basic operations, the Cartesian plane, ordered pairs, vectors, matrices, and tables. Additionally, the text explores topics such as combinatorial problems and curiosities like the N-Queens problem. Thus, teachers are provided with a playful and contextualized pedagogical proposal for teaching mathematics, which fosters student interest through the game of chess.-
Descrição: dc.description113 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectxadrez escolar-
Palavras-chave: dc.subjectensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectschool chess-
Palavras-chave: dc.subjectmathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectdidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectinclusive education-
Título: dc.titleXadrez, Matemática TDAH: de Operações Básicas ao Conceito de Matriz-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.