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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ricardo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, João Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Giuseppe Amado de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Guilherme Chamareli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057409 | - |
Descrição: dc.description | Nesta etapa final do Trabalho de Conclusão do Curso apresento os resultados do projeto do Controle de videogame para pessoas com deficiência. No qual a principal meta é a inclusão de deficientes físicos na tarefa de jogar jogos eletrônicos. Através da criação de um controle de videogame adaptado para ser manipulado com apenas uma mão, o usuário será capaz de executar todas as ações desejadas durante o jogo. O usuário-alvo é especificamente uma pessoa com deficiência física na qual apenas uma das mãos possui totais capacidades motoras. Com o desenvolvimento do conceito através da análise de similares, geração de alternativas e modelagem de mock ups, foi gerado um modelo inicial que foi utilizado para continuidade do projeto. Após muitas pesquisas e avanços, foi concluído o desenvolvimento de um sistema eletrônico dedicado ao produto. Ergonomicamente, análises através da intervenção ergonomizadora geraram um protótipo final utilizado para realização de testes. Com esses resultados, foi viável a criação de um protótipo adequado com a realização de melhorias e alguns possíveis desdobramentos futuros. | - |
Descrição: dc.description | In this first stage of the Capstone Project, I present the video game control project for people with disabilities. The main goal is the inclusion of disabled people in the task of playing electronic games. By creating a video game controller adapted to be manipulated with just one hand, the user will be able to perform all the desired actions during the game. The target user is specifically a person with a physical disability in whom only one hand has full motor skills. With the development of the concept through the analysis of similars, generation of alternatives and modeling of mock ups, an initial model was generated that was used for the continuity of the project. After much research and advances, the development of an electronic system dedicated to the product was concluded. Ergonomically, analyzes through the ergonomics intervention generated a final prototype used to carry out tests. With these results, it was feasible to create an adequate prototype with improvements and some possible future developments. | - |
Descrição: dc.description | 85 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de videogame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuito eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamento de autoajuda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disabled person | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogame controller | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic circuit | - |
Título: dc.title | Controle de videogame para PCD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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