Sobre a presença de exemplos prototípicos de função em livros didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorCardim, Nancy de Souza-
Autor(es): dc.contributorAlmaraz, Sérgio de Moura-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Victor Albino da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057378-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo analisar os resultados obtidos acerca de uma pesquisa que buscava estudar a ocorrência de exemplos para o conceito de função, no âmbito escolar, que sejam comuns ou populares e compostos por muitos atributos irrelevantes, isto é, os exemplos prototípicos. O trabalho de pesquisa se deu através da análise dos exemplos de presentes em um livro didático de matemática. Foi feito um levantamento de todos os exemplos de função atentando-se aos atributos relevantes e irrelevantes que compõem o conceito a fim de montar e organizar uma planilha eletrônica. Através do recurso de ordenação de dados, foram detectados, com agilidade, frequências de exemplos segundo os mais diferentes conjuntos de atributos possíveis. Observando os resultados parciais, foi constatada uma presença significativa de diferentes tipos de exemplos prototípicos. Tal presença é consistente com problemas do campo da compreensão do conceito de função segundo pesquisas que estudam o assunto.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the results obtained from a research that sought to study the occurrence of examples for the concept of function, in the school context, which are common or popular and composed of many irrelevant attributes, that is, the prototypical examples. The research work was carried out through the analysis of examples of gifts in a mathematics textbook. A survey of all function examples was carried out, paying attention to the relevant and irrelevant attributes that make up the concept in order to assemble and organize an electronic spreadsheet. Through the data ordering resource, frequencies of examples according to the most different possible sets of attributes were quickly detected. Observing the partial results, a significant presence of different types of prototypical examples was verified. Such presence is consistent with problems in the field of understanding the concept of function according to researchers that study the subject.-
Descrição: dc.description28 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectfunção-
Palavras-chave: dc.subjectlivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Título: dc.titleSobre a presença de exemplos prototípicos de função em livros didáticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.