BR é o bicho: objeto de brincar com proposta de incentivar identificação com a brasilidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Giuseppe Amado de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Regina Celia de Souza-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Mariana Bittencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057371-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata da criação de BR é o Bicho, brinquedo com proposta de incentivar identificação com a brasilidade. Diante da realidade de pouca representatividade de tônicas brasileiras em produtos voltados para o público infantil disponíveis no mercado, percebida através de levantamento de dados, em consonância com o entendimento sobre o complexo de vira-lata que caracteriza a alma brasileira, foi percebida uma oportunidade de projeto. Como recorte, o bioma da Mata Atlântica e, de modo mais específico, sua fauna inspiraram o desenvolvimento do produto. O brinquedo tem como público-alvo crianças na faixa etária dos 5 a 6 anos e busca questionar por que aprender sobre animais quando na infância não envolve necessariamente as particularidades dos ecossistemas onde se está inserido geograficamente em vivência. Por meio do método do Diamante Duplo, dado nas quatro grandes etapas de descobrir, definir, desenvolver e entregar, foi possível atingir a solução materializada em um brinquedo que representa quatro animais da Mata Atlântica. O modelo final constitui-se da onça-pintada, do tatu-peludo, do mico-leão-dourado e do tamanduá bandeira, que podem ser montados e desmontados por sua proposta de união de partes. Testes com o usuário permitiram perceber acertos e também possíveis desdobramentos de aprimoramento. Em especial, pode-se dizer que foi alcançada a essência de valorização de temáticas brasileiras com a sutileza e o bom humor de um Brasil que "é o bicho".-
Descrição: dc.descriptionThe present work discusses the creation of "BR é o Bicho", a toy with a proposal to encourage identification with Brazilianness. Faced with the reality of little representativity of Brazilian thematics in products aimed at children available on the market, perceived through data survey, in line with the mutt complex that imbues the Brazilian soul, a project opportunity was perceived. In perspective, the Atlantic Forest biome and, more specifically, its fauna inspired the development of the product. The toy is meant for children aged between 5 and 6 years and asks why learning about animals in childhood does not necessarily involve the particularities of the ecosystems where one is geographically inserted in experience. Through the Double Diamond method, given in the four major stages of discovering, defining, developing and delivering, it was possible to reach a solution materialized in a toy that represents four animals from the Atlantic Forest. The final model is made up of the jaguar, the hairy armadillo, the golden lion tamarin and the giant anteater, which can be assembled, disassembled and interact with each other due to their proposed union of parts. User tests made it possible to perceive possible improvement developments. However, it can be said that the essence of valuing Brazilian themes was achieved with the subtlety and good humor of a Brazil that "is the animal".-
Descrição: dc.description129 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrasilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMata Atlântica-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de produto-
Palavras-chave: dc.subjectMata Atlântica-
Palavras-chave: dc.subjectAnimal-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilianness-
Palavras-chave: dc.subjectAtlantic Forest-
Palavras-chave: dc.subjectToys-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Título: dc.titleBR é o bicho: objeto de brincar com proposta de incentivar identificação com a brasilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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