Ensinando e aprendendo fundamentos da cultura através das lentes do cinema e da sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.creatorSalino, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057368-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de um projeto de ensino desenvolvido no CIEP 449, Colégio Intercultural Brasil-França, na disciplina Fundamentos da Cultura, do segundo ano, criada como uma demanda do Novo Ensino Médio. Busca refletir acerca das interfaces entre o Cinema e a Sociologia na prática educativa dessa disciplina, a partir de oficinas com a exibição e discussão de filmes blockbusters, em diálogo com conceitos como globalização, neoliberalismo, desigualdades sociais, indústria cultural, patriarcalismo e diversidade religiosa. Parte-se do suposto que o filme blockbuster oferece uma linguagem mais próxima aos interesses dos jovens estudantes, permitindo a operacionalização do conceito de transposição didática em termos de procurar chaves de leitura e centros de interesse pertinentes aos discentes. Ademais, as temáticas da ementa de Fundamentos da Cultura permitem o emprego do cinema em sala de aula, a fim de estimular a imaginação sociológica no sentido de estranhar e de desnaturalizar as problemáticas sociais do Brasil e dos contextos internacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis is a teaching project developed at CIEP 449, Colégio Intercultural Brasil-França, in the discipline of Foundations of Culture, for the second year, created as a demand of the New High School curriculum. It seeks to reflect on the interfaces between Cinema and Sociology in the educational practice of this discipline, through workshops involving the screening and discussion of blockbuster films, in dialogue with concepts such as globalization, neoliberalism, social inequalities, cultural industry, patriarchy, and religious diversity. The project is based on the assumption that blockbuster films offer a language closer to the interests of young students, enabling the operationalization of the concept of didactic transposition by seeking relevant reading keys and centers of interest for the students. Furthermore, the themes of the Fundamentos da Cultura syllabus allow for the use of cinema in the classroom to stimulate the sociological imagination in terms of defamiliarizing and denaturalizing social issues in Brazil and international contexts.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Título: dc.titleEnsinando e aprendendo fundamentos da cultura através das lentes do cinema e da sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeOutros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.