Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6760690109023863 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gentil, Samuel Pacitti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7226434379303458 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacoricona, Aldo Amilcar Bazán | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2163116940532661 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8422143866327080 | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Leandro da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057336 | - |
Descrição: dc.description | Os polinômios podem ser abordados tanto sob uma perspectiva analítica, ao serem considerados como funções, quanto sob uma abordagem algébrica. Em ambas as abordagens, os alunos frequentemente enfrentam dificuldades. No caso do conceito de função, por exemplo, muitos estudantes encontram desafios significativos, em grande parte devido à sua natureza abstrata e à variedade de representações possíveis. Além disso, esse conceito muitas vezes é excessivamente associado à sua expressão algébrica, o que pode gerar confusão entre o entendimento de função e de equação. Por outro lado, na abordagem algébrica, o principal obstáculo surge na transição da Aritmética para a Álgebra. O câmbio de pensamento que se exige do aluno nesta passagem é de caráter qualitativo. A própria linguagem algébrica constitui uma barreira significativa no processo de aprendizagem. Podemos observar que existe uma correlação entre o início do estudo mais formal da Álgebra e o fracasso escolar. Diante dessas dificuldades, a utilização de recursos complementares ao livro didático é essencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos diferentes formas de acessar e entender os conteúdos. Neste trabalho, apresentamos, de forma sucinta, outros recursos didáticos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula para abordar o conteúdo de polinômios de maneira mais inovadora e dinâmica, fugindo do formato tradicional e, assim, despertando o interesse dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Polynomials can be approached from both an analytical perspective, when considered as functions, and an algebraic perspective. In both approaches, students often face difficulties. Regarding the concept of function, for example, many students encounter significant challenges, largely due to its abstract nature and the variety of possible representations. Additionally, this concept is frequently associated too closely with its algebraic expression, which can lead to confusion between the understanding of a function and an equation. On the other hand, in the algebraic approach, the main obstacle arises in the transition from Arithmetic to Algebra. The shift in thinking required of students in this transition is qualitative in nature. The very language of algebra presents a significant barrier in the learning process. It is also evident that there is a correlation between the beginning of formal algebra studies and school failure. Given these difficulties, the use of supplementary resources in addition to the textbook is essential to enrich the teaching and learning process, offering students different ways to access and understand the content. In this work, we briefly present other didactic resources that teachers can use in the classroom to address polynomial content in a more innovative and dynamic way, moving away from the traditional format and thus sparking students' interest. | - |
Descrição: dc.description | 79 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polinômios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algeplan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polinômio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polynomials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algeplan | - |
Título: dc.title | Recursos didáticos e materiais educativos para o ensino de polinômios: abordagens e estratégias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: