Percepções de alunos do Ensino Fundamental II sobre a conservação dos ecossistemas marinhos no contexto da educação ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbarino, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6467714987752755-
Autor(es): dc.contributorSantos, Janaína Oliveira dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorAssis, Juliana Marins de-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Leanderson Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057328-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa foi motivada pela constatação de que os oceanos, apesar de sua importância ecológica e socioeconômica, são pouco abordados nos currículos escolares brasileiros, sobretudo devido à ausência de conteúdos específicos sobre conservação marinha na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo teve como objetivo, a investigação do nível de conhecimento dos estudantes, suas preocupações ambientais, as ameaças percebidas aos ecossistemas marinhos e os fatores que influenciam sua formação ambiental. A pesquisa foi realizada escola na Escola Municipal Honorina de Carvalho, localizada na cidade de Niterói (RJ), com quatro turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, totalizando 104 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionários físicos compostos por perguntas fechadas (n=8) e abertas (n=3), permitindo uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) do tema em questão. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes (58%) possui conhecimento limitado sobre a temática da conservação dos ecossistemas marinhos. Muitas respostas revelaram o desconhecimento ou a compreensão superficial, com ênfase em ideias genéricas como "cuidar" ou "preservar", sem articulação com os conceitos científicos ou com as causas e consequências dos problemas ambientais. A poluição dos oceanos foi apontada como a principal ameaça (56%), enquanto temas como perda de biodiversidade (16%), pesca excessiva (15%), e aquecimento global (13%) foram pouco mencionados. As mídias digitais, especialmente a internet (32%) e as redes sociais (26%), foram identificadas como as principais fontes de informação ambiental dos estudantes, superando o ambiente escolar (13%). A análise das respostas também evidenciou uma predominância das macrotendências conservacionista (36%) e pragmática da Educação Ambiental (46%), com enfoque em atitudes individuais e pouca problematização das dimensões sociais e políticas envolvidas. Essa visão limitada reflete a falta de inserção efetiva da Educação Ambiental sob o viés crítico nos conteúdos aliada à carência de uma formação adequada dos professores que possibilite abordar o tema de forma interdisciplinar. Apesar das lacunas identificadas, os alunos demonstraram reconhecer a importância da escola como espaço privilegiado para a formação ambiental, expressando o desejo de que o tema seja mais discutido nas aulas. Diante disso, o estudo reforça a necessidade de fortalecer a presença da Educação Ambiental no currículo escolar, especialmente no que diz respeito à conservação marinha, conforme previsto na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999). Conclui-se que é urgente investir na formação docente, na elaboração de materiais pedagógicos contextualizados e na reformulação das práticas escolares, para que se promova uma consciência ambiental crítica e comprometida com a sustentabilidade dos oceanos e consequentemente, da vida no planeta.-
Descrição: dc.descriptionThe research was motivated by the observation that the oceans, despite their ecological and socioeconomic importance, are rarely covered in Brazilian school curricula, mainly due to the lack of specific content on marine conservation in the National Common Curricular Base (BNCC). The study aimed to investigate students' knowledge levels, their environmental concerns, perceived threats to marine ecosystems, and the factors that influence their environmental development. The research was conducted at the Honorina de Carvalho Municipal School, located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, with four 9th-grade classes, totaling 104 participants. Data was collected through physical questionnaires consisting of closed ended (n=8) and open-ended (n=3) questions, allowing for a mixed approach (quantitative and qualitative) to the topic. The results indicated that most students (58%) have limited knowledge about marine ecosystem conservation. Many responses revealed a lack of knowledge or superficial understanding, with an emphasis on generic ideas such as "caring" or "preserving", without any connection to scientific concepts or the causes and consequences of environmental problems. Ocean pollution was identified as the main threat (56%), while topics such as biodiversity loss (16%), overfishing (15%), and global warming (13%) were rarely mentioned. Digital media, especially the internet (32%) and social media (26%), were identified as the main sources of environmental information for students, surpassing the school environment (13%). Analysis of the responses also revealed a predominance of conservationist (36%) and pragmatic macrotrends in Environmental Education (46%), with a focus on individual attitudes and little problematization of the social and political dimensions involved. This limited view reflects the lack of effective integration of Environmental Education from a critical perspective into the content, combined with the lack of adequate teacher training that allows for an interdisciplinary approach to the topic. Despite the identified gaps, students demonstrated recognition of the importance of schools as a privileged space for environmental education, expressing a desire for the topic to be discussed more frequently in class. Therefore, the study reinforces the need to strengthen the presence of Environmental Education in the school curriculum, especially with regard to marine conservation, as provided for in the National Environmental Education Policy (Law No. 9,795/1999). The conclusion is that it is urgent to invest in teacher training, the development of contextualized teaching materials, and the reformulation of school practices to promote critical environmental awareness and a commitment to the sustainability of the oceans and, consequently, of life on the planet.-
Descrição: dc.description58 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização marinha-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectConservação marinha-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ecologia marinha-
Palavras-chave: dc.subjectMarine awareness-
Palavras-chave: dc.subjectStudent perception-
Palavras-chave: dc.subjectMarine conservation-
Título: dc.titlePercepções de alunos do Ensino Fundamental II sobre a conservação dos ecossistemas marinhos no contexto da educação ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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