Estudo e percepções da inovação: integração das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem numa perspectiva democrática e transformadora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Sofia Gouvêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057297-
Descrição: dc.descriptionO conteúdo desse trabalho foi resultado de um processo de pesquisa e estudo desenvolvido e elaborado ao longo da minha jornada acadêmica. O objetivo geral foi investigar como as tecnologias podem transformar ou perpetuar práticas pedagógicas tradicionais, analisando as diferentes interpretações e definições do conceito de inovação. Buscou-se destacar as tensões existentes entre práticas que priorizam lógicas mercadológicas e produtivistas revestidas com a falsa ideia de inovadoras e propostas emancipatórias, que buscam construir uma inteligência coletiva por meio de processos inovadores numa perspectiva democrática. A metodologia baseou-se em análise documental e revisão bibliográfica. As principais referências foram Vani M. Kenski, Ambrós e Pierre Lévy. Também foram apresentadas iniciativas inovadoras no Brasil, como o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) e o Polo Educacional Sesc de Ensino Médio, ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que: a inovação não pode ser vista como um fim em si mesma, mas como um processo em disputa; a adoção de práticas inovadoras e tecnologias da comunicação e informação no processo de ensino aprendizagem não é neutra, mas acompanhada de intencionalidade; todo o contexto educativo em que se insere o processo de inovação deve passar pelas necessárias etapas de transformação, abrangendo a formação docente contínua, o projeto político pedagógico, o currículo, as práticas pedagógicas e as políticas públicas. O trabalho realizado propõe que uma inovação autêntica deve ser democrática e emancipatória, alinhada à justiça social e ao respeito à diversidade. Deve superar a perspectiva de adaptação às demandas econômicas ou mercadológicas características de muitos modelos de ensino que promovem um discurso inovador baseado em competências. Uma educação inovadora deve se comprometer, para além do uso de técnicas, com a formação do sujeito crítico, que atue de modo pleno e esclarecido no contexto sócio-econômico, político e profissional.-
Descrição: dc.descriptionThe content of this work results from a research and study process developed throughout my academic journey. The main objective was to investigate how technologies can transform or perpetuate traditional pedagogical practices by analyzing different interpretations and definitions of the concept of innovation. The aim was to highlight the tensions between practices prioritizing market-driven, productivity-focused logic disguised as innovative, and emancipatory proposals that seek to build collective intelligence through innovative processes from a democratic perspective. The methodology was based on document analysis and bibliographic review, with key references including Vani M. Kenski, Ambrós, and Pierre Lévy. Innovative initiatives in Brazil, such as the Experimental High School for New Educational Technologies (GENTE) and the Sesc High School Educational Center, both located in Rio de Janeiro, were also presented.The research results indicate that: innovation cannot be seen as an end in itself but as an ongoing process; the adoption of innovative practices and communication and information technologies in the teaching learning process is not neutral but accompanied by intentionality; the entire educational context in which the innovation process is inserted must undergo necessary transformation stages, including continuous teacher training, political-pedagogical projects, curricula, pedagogical practices, and public policies.This work suggests that authentic innovation must be democratic and emancipatory, aligned with social justice and respect for diversity. It must go beyond economic and market-driven demands, common in many educational models that promote an "innovative" discourse based on competencies. Innovative education must commit, beyond technical use, to forming critical individuals who can act fully and consciously in socio-economic, political, and professional contexts.-
Descrição: dc.description49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNova tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning tools-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracy-
Palavras-chave: dc.subjectTransformation-
Título: dc.titleEstudo e percepções da inovação: integração das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem numa perspectiva democrática e transformadora-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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