Melhoria no processo de compras diretas em uma multinacional de manutenção e reparos de motores aeronáuticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Bruno Guimarães-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcelle Feitoza Bassi-
Autor(es): dc.contributorRamos, Laís Gomes-
Autor(es): dc.creatorBritto, Gabriel Luis de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057295-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a importância estratégica do setor de compras em organizações globalizadas e informatizadas, destacando seu impacto nos resultados financeiros e operacionais. O objetivo principal é realizar uma análise e melhoria de processos no setor de compras diretas de uma empresa de manutenção e reparos de motores aeronáuticos, utilizando um estudo de caso. O Referencial Teórico aborda conceitos como Lean Office e Mapeamento, Análise e Melhoria de Processos. A pesquisa terá uma abordagem aplicada, gerando conhecimento para aplicação prática, com uma metodologia qualitativa e exploratória. A partir da metodologia MAMP, foi realizado o mapeamento de processo por BPMN. A partir do mapa e de reuniões com o time de compras, foram identificados problemas de inadequação do software utilizado para o controle das ordens de compra, falta de padronização do processo de follow up de embarques, e desperdício de tempo num processo de inbounds. As causas raízes de cada problema foram buscadas utilizando a ferramenta dos 5 Por quês. A partir disso ferramentas como o 5W2H foram utilizadas para criar um plano de ação para a aplicação prática das soluções. As soluções foram de utilizar outro software para a planilha de ordens de compra, criar um processo padrão e centralizado para o follow up de embarques, e a transferência do processo de digitação de inbounds para o time de logística. Após as mudanças sugeridas foram notados benefícios qualitativos referentes a organização de tempo no dia dos compradores, e quantitativos como o ganho de 8 horas diárias de produtividade vinda da transferência de processo-
Descrição: dc.descriptionThis study addresses the strategic importance of the procurement department in globalized and digitalized organizations, emphasizing its impact on financial and operational outcomes. The main objective is to analyze and improve processes in the direct procurement department of an aircraft engine maintenance and repair company through a case study. The theoretical framework covers concepts such as Lean Office and Process Mapping, Analysis, and Improvement. The research will have an applied approach, generating knowledge for practical application, using a qualitative and exploratory methodology. From the MAMP methodology, process mapping was carried out using BPMN. Based on the map and meetings with the purchasing team, issues such as the inadequacy of the software used for purchase order control, lack of standardization in the shipment follow-up process, and time waste in the inbounds process were identified. The root causes of each problem were sought using the 5 Whys tool. From this, tools like 5W2H were used to create an action plan for the practical application of solutions. The solutions included using different software for the purchase order spreadsheet, creating a standardized and centralized process for shipment follow-up, and transferring the inbounds data entry process to the logistics team. After the suggested changes, qualitative benefits related to the organization of time for buyers and quantitative benefits such as gaining 8 hours of daily productivity from the process transfer were observed-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Compras-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise e Melhoria de Processos-
Palavras-chave: dc.subjectBPMN-
Palavras-chave: dc.subjectMAMP-
Palavras-chave: dc.subjectLean Office-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de material-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectProcurement Management-
Palavras-chave: dc.subjectProcess Analysis and Improvement-
Palavras-chave: dc.subjectBPMN-
Palavras-chave: dc.subjectMAMP-
Palavras-chave: dc.subjectLean Office-
Título: dc.titleMelhoria no processo de compras diretas em uma multinacional de manutenção e reparos de motores aeronáuticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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