Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ana Cláudia Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1229607279781632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Toledo, Laura Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1400293437462401 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Caroline Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057293 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a necessidade de práticas que potencializem a inclusão e o respeito à diversidade, apresento reflexões a partir do campo de pesquisa que evidenciem o autismo enquanto uma condição diversa. Para tanto, utilizo a Psicomotricidade Relacional no âmbito educacional enquanto dispositivo afetivo e proposta inclusiva. Neste campo de pesquisa específico, apesar do grupo apresentar vínculo afetivo pré-existente e atmosfera de segurança no espaço educacional, ficou evidente a importância da rede de interdependência: a mediação enquanto acessibilidade essencial ao processo de inclusão, assim como intervenções que favoreçam a parceria entre crianças neurotípicas e atípicas, especialmente as crianças dentro do TEA, o que permite concluir que para performar uma realidade que contemple o autismo enquanto uma diversidade, não basta trabalhar apenas com as crianças dentro do Transtorno do Espectro do Autismo, mas com o grupo como um todo, produzindo uma espécie de alinhavo subjetivo capaz de se transpor para outras esferas da vida a partir da ampliação de experiências que se refletem em forma de autoconfiança e respeito pelas singulares diferenças e potencialidades de cada indivíduo. | - |
Descrição: dc.description | Considering the need for practices that enhance inclusion and respect for diversity, I present field of research reflections that highlight autism as a diverse condition. For that, I use Relational Psychomotricity in the educational field as an affective device and inclusive proposal. In this specific research field, although the group had a pre-existing affective bond and a safe atmosphere in the educational space, the importance of the interdependence network became evident: mediation as essential accessibility to the process of inclusion, as well as interventions that favor the partnership between neurotypic and atypical children, especially children within ASD, which allows us to conclude that to enact a reality that contemplates autism as diverse, it is not enough to work only with children within the Autism Spectrum Disorder, but with the entire group, producing a kind of subjective basting capable to encompass other spheres of life based on the expansion of experiences that are reflected in the form of self-confidence and respect for the singular differences and potentialities of each individual. | - |
Descrição: dc.description | 117 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Austimo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção psicomotora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos afetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicomotricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychomotor intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective processes | - |
Título: dc.title | Inclusão e diversidade: desdobramentos da Psicomotricidade Relacional no âmbito educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: