Narrativas de pesquisadoras do sistema prisional (Rio de Janeiro e São Paulo): contribuições para a formação inicial de professores no curso de Ciências Naturais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonzaga, Glaucia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alexsandra dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorGonzaga, Glaucia Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorBrum, Kassya Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057290-
Descrição: dc.descriptionConsiderando que a educação é um instrumento fundamental de transformação na vida do indivíduo, torna-se imprescindível analisar a forma como a educação é oferecida no sistema prisional, uma vez que o direito ao é garantido pela legislação vigente. Este estudo tem como primeira ação a realização de uma pesquisa bibliográfica, na qual se observa uma carência de trabalhos empíricos e relatos de experiências sobre a educação no contexto prisional, uma vez que a maioria dos estudos disponíveis consiste em revisões bibliográficas. Ao longo da trajetória deste trabalho, dada a dificuldade de acesso ao estabelecimento penal, decorrente de questões burocráticas, foi necessário buscar alternativas para a concretização desta pesquisa. Nesse sentido, a realização de entrevistas se configurou como uma excelente ferramenta para a coleta de dados. Como segunda etapa, são apresentadas entrevistas com pesquisadoras que compartilharam suas experiências relativas ao presídio e à educação prisional, sob as perspectivas de uma advogada/docente, uma pedagoga e uma professora de ciências que atuou em uma escola prisional. A partir dos depoimentos dessas pesquisadoras e seus interlocutores, é possível perceber que há uma multiplicidade de questões com as quais as falas das entrevistadas se relacionam, como por exemplo problemas com outros funcionários do presídio, lacuna na formação dos professores para atuarem dentro de uma sala prisional, falta de currículo para nortear esses docentes, diversos eventos que atrapalham a frequência escolar do aluno/detento. Em torno dessas questões, emergem perspectivas divergentes e, muitas vezes, contraditórias, evidenciando as diferenças nos contextos prisionais e proporcionando uma visão singular da realidade em que os docentes operam no âmbito da educação prisional.-
Descrição: dc.descriptionConsidering that education is a fundamental instrument of transformation in the life of an individual, it becomes imperative to analyze how education is offered in the prison system, as the right to education is guaranteed by current legislation. This study’s initial action involves conducting a bibliographic research, in which a lack of empirical studies and experience reports on education in the prison context is observed, as most available studies consist of bibliographic reviews. Throughout the course of this work, due to the difficulty of accessing the penal establishment, resulting from bureaucratic issues, it was necessary to seek alternatives to carry out this research. In this context, conducting interviews emerged as an excellent tool for data collection. As the second stage, interviews are presented with researchers who shared their experiences related to the prison and prison education from the perspectives of a lawyer/professor, an educator, and a science teacher who worked in a prison school. From the testimonies of these researchers and their interlocutors, it is possible to perceive a multiplicity of issues with which the interviewees' statements relate, such as problems with other prison staff, gaps in teacher training to work within a prison classroom, lack of curriculum to guide these teachers, and various events that hinder the school attendance of the student/inmate. Around these issues, divergent and often contradictory perspectives emerge, highlighting the differences in prison contexts and providing a unique view of the reality in which teachers operate in the realm of prison education.-
Descrição: dc.description99 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação prisional-
Palavras-chave: dc.subjectRelato de experiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação prisional-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPrison education-
Palavras-chave: dc.subjectExperience report-
Título: dc.titleNarrativas de pesquisadoras do sistema prisional (Rio de Janeiro e São Paulo): contribuições para a formação inicial de professores no curso de Ciências Naturais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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