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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonzaga, Glaucia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Semaan, Gustavo Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Débora Alvernaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jean Carlos Miranda da | - |
Autor(es): dc.contributor | Wilson, Rodrigo Erthal | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Silvio Luiz Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057281 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe a criação de um jogo de tabuleiro com o objetivo de preencher uma lacuna na educação ao oferecer uma ferramenta lúdica para o ensino de conceitos fundamentais da computação, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico. O jogo de tabuleiro Climb Rider foi concebido para abordar os três principais eixos da computação: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. Buscou-se proporcionar uma experiência educativa envolvente e acessível, que não depende de recursos tecnológicos, digitais, e da internet em seu uso, oferecendo assim a possibilidade de aprendizado desplugado. Essa abordagem visa democratizar o acesso ao ensino de computação, tornando-o mais inclusivo e acessível a uma variedade de públicos. Além disso, Climb Rider foi desenvolvido com uma interface intuitiva e instruções claras, permitindo que pessoas de diferentes níveis de familiaridade com o campo da computação possam jogá-lo com facilidade. Isso incentiva a participação de indivíduos que desejam aprender novos conceitos de maneira envolvente e divertida. Os dados obtidos com este trabalho indicam que o jogo didático Climb Rider representa uma contribuição significativa para a educação ao combinar diversão e aprendizado, incentivando o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais para o mundo digital contemporâneo. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes the creation of a board game aimed at filling an educational gap by providing a playful tool for teaching fundamental computer concepts and developing logical reasoning. The board game Climb Rider was designed to address the three main axes of computing: computational thinking, digital world, and digital culture. The goal was to provide an engaging and accessible educational experience that does not rely on technological resources, digital devices, or the internet for its use, thus offering the opportunity for unplugged learning. This approach aims to democratize access to computer education, making it more inclusive and accessible to various audiences. Additionally, Climb Rider was designed with an intuitive interface and clear instructions, allowing people with different levels of familiarity with the field of computing to play it easily. In this sense, encourages the participation of individuals who wish to learn new concepts in an engaging and fun way. The data obtained from this work indicate that the educational game Climb Rider contributes significantly to education by combining fun and learning, fostering the development of essential cognitive skills for the contemporary digital world. | - |
Descrição: dc.description | 88 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem desplugada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning objects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unplugged Learning | - |
Título: dc.title | CLIMB RIDER E O MUNDO DIGITAL: Introdução à cultura digital através de um jogo de tabuleiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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