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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Neves, Claudia Elizabeth Abbês Baeta | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1236326625128685 | - |
Autor(es): dc.contributor | Heckert, Ana Lucia Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Túlio Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eduardo Henrique Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0646319670005410 | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Everson Rach | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057277 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa busca equivocar por onde passa a dimensão pública da Educação na Saúde, que é desenvolvida junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). As problematizações que um percurso como esse exige são diversas. Partimos do princípio de que o caráter público dessa Educação não deve estar somente associado às suas claras relações com o aparelho de Estado e suas racionalidades, sendo composto também pelas conexões que essa Política faz com forças que são exteriores ao Estado e suas razões. Ou seja, com a capacidade de firmar também uma conexão com os coletivos que não são por ele regulamentados e pelos saberes que não são por ele disciplinados. Toma-se o plano da experiência concreta dos trabalhadores do setor saúde como essa dimensão de exterioridade. Concebemos que a produção de conhecimento tem, em sua gênese, uma polimorfia, um disparate e que, assim, não permanece exclusivamente submetida ao discurso e meios de formalização da ciência moderna. Essa hipótese exige que problematizemos a emergência do discurso pedagógico em meio à emergência da Modernidade e das racionalidades que são associadas ao Estado. É nesse contexto que a pesquisa busca analisar a proveniência do conceito de Educação Permanente em Saúde (EPS), no âmbito do SUS. Na medida em que avançamos na aproximação entre a experiência e a produção de conhecimentos, a fim de traçar linhas para uma Educação na Saúde, os conhecimentos são compreendidos como inseparáveis da criação de modos de ser e de modos de ‘conduzir-se’, de agir. Nesse sentido, o fazer do trabalhador, bem como o fazer da Educação, figuram como imanentes à produção de conhecimento. Com isso, abre-se a possibilidade para pensarmos a existência de fazeres e conhecimentos na área da saúde que não tenham fundamentos anteriores ao contexto de onde emergem. Por fim, compreendemos que essas noções trazem importantes repercussões à Educação na Saúde, por colocar em xeque não somente as bases por onde ela se ergueu na Modernidade, bem como as suas relações com as racionalidades de Estado. | - |
Descrição: dc.description | 178 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação na saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Título: dc.title | Experiência e produção de conhecimento: a afirmação do público na educação na saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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