O ensino da temática do condicionamento físico na Educação Física Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.creatorSoares, Gabriel Perfeito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057276-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de uma investigação de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso que teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento do objeto de conhecimento/conteúdo Ginástica de Condicionamento Físico nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para análise e interpretação dos dados obtidos foi utilizado o método descritivo-analítico. Os resultados obtidos revelam indícios de possíveis lacunas durante a formação inicial de licenciandos em Educação Física, no que se refere ao campo da Ginástica de Condicionamento Físico. No depoimento do colaborador sobre a relação entre a sua formação inicial e o objeto de conhecimento/conteúdo Ginástica de Condicionamento Físico e na revisão da literatura, há pistas de que o ensino dos esportes tradicionais, ainda, tem predominância nos planos de ensino da disciplina Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThis is a qualitative investigation and case study type in which the general objective was to investigate the development of the object of knowledge/content Physical Conditioning Gymnastics in Physical Education classes in the final years of Elementary School. For analysis and interpretation of the data obtained, the descriptive-analytical method was applied. The results obtained reveal signs of possible gaps during the initial training of Physical Education graduates in regards to the field of Physical Conditioning Gymnastics. The employee’s statement about the relationship between his initial training and the object of knowledge/content Physical Conditioning Gymnastics, and the literature review indicate that the teaching of the traditional sports is still predominate in the teaching plans of Physical Education in the final years of Elementary School.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica de condicionamento físico-
Palavras-chave: dc.subjectAnos finais do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectCondicionamento físico humano-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical conditioning gymnastics-
Palavras-chave: dc.subjectFinal years of elementary school-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education teacher training-
Título: dc.titleO ensino da temática do condicionamento físico na Educação Física Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.