O Estudo de Caso como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem para as Aulas Práticas de Química Orgânica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorCunha, Anna Claudia-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorDias, Flaviana Rodrigues Fintelman-
Autor(es): dc.creatorMartins, Maria Tereza Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057274-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca avaliar o método do estudo de caso como um instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas práticas de química orgânica com foco na técnica de cromatografia em camada delgada. A sequência metodológica, que incluiu o desenvolvimento de um estudo de caso com base nos aspectos descritos por Sá e Queiroz, utilizando a temática “adulteração” de óleos essenciais, foi aplicada no Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, em uma turma de Introdução Ao Laboratório De Química Orgânica. Os instrumentos de coleta de dados, um guia, um questionário e um parecer técnico, foram utilizados a fim de validar o método diante da aprendizagem de conceitos de química orgânica, desenvolvimento de habilidades de argumentação, capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas. Nesse sentido, o guia para análise e resolução dos casos revelou-se uma ferramenta importante para a construção da investigação de forma cronológica. A avaliação através do questionário, evidenciou que os alunos compreenderam os conceitos abordados relacionados à cromatografia. A qualidade dos argumentos apresentados nos pareceres técnicos elaborados pelos alunos foi analisada com base no Modelo de Toulmin, que padroniza os componentes de um argumento. Os relatos e a observação do comportamento dos alunos indicaram ainda que o ensino de Química pode ser motivador quando se utiliza metodologias ativas como o estudo de caso e a aprendizagem baseada em problemas. A aplicação do estudo de caso contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, favorecendo a tomada de decisões, a resolução de problemas e o aprimoramento de habilidade de argumentação. Em somatório, os resultados reforçam a importância de abordagens utilizando o Estudo de Caso no ensino de Química Orgânica.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to evaluate the case study method as a learning assessment tool in practical organic chemistry classes, focusing on the thin-layer chromatography (TLC) technique. The methodological sequence, which included the development of a case study based on the aspects described by Sá and Queiroz, on the theme of "adulteration" of essential oils, was implemented at the Chemistry Institute of the Federal Fluminense University in Niterói, RJ, in an Introduction to Organic Chemistry Laboratory class. Data collection instruments, including a guide, a questionnaire, and a technical report, were used to validate the method in terms of learning organic chemistry concepts, development of argumentation skills, decision-making capacity, and problem-solving abilities. In this context, the guide for analyzing and resolving the cases proved to be an important tool for structuring the investigation chronologically. The evaluation through the questionnaire demonstrated that the students understood the concepts related to chromatography. The quality of the arguments presented in the technical reports prepared by the students was analyzed based on Toulmin's Model, that standardizes the components of an argument. The students' feedback and observed behavior also indicated that teaching chemistry can be engaging when active methodologies are employed such as case study and problem-based learning. The application of the case study significantly contributed to the development of students' critical thinking, fostering decision-making, problem-solving, and argumentation skill enhancement. Overall, the results reinforce the importance of using Case Study approaches in the teaching of Organic Chemistry.-
Descrição: dc.description79 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de Casos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectCromatografia-
Palavras-chave: dc.subjectÓleos essenciais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação disciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCase Studies-
Palavras-chave: dc.subjectSkill development-
Palavras-chave: dc.subjectChromatography-
Palavras-chave: dc.subjectEssential oils-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplinary evaluation.-
Título: dc.titleO Estudo de Caso como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem para as Aulas Práticas de Química Orgânica.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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