Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Rosana Portugal Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Luck, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Aline Auxiliadora Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057271 | - |
Descrição: dc.description | As Tecnologias de Informação e Comunicação modificaram as situações de trabalho e o perfil profissional, e a informação tornou-se recurso principal na produção de bens e serviços desta sociedade. O objetivo do presente estudo é analisar a inserção dos alunos egressos do curso de Biblioteconomia no mercado de trabalho 2010 a 2020. A metodologia é caracterizada como exploratória descritiva, adotando uma abordagem quali-quantitativa, com aplicação de formulários disponibilizados nas redes sociais Facebook e Instagram em páginas relacionadas a área de Biblioteconomia. A pesquisa revelou que o perfil dos alunos egressos é predominantemente do gênero feminino, com idade entre 30 a 35 anos; concluíram a formação em 2018 e trabalham na área de formação majoritariamente no serviço público. A Biblioteca Escolar é o setor com maior número de ocupações, seguido de Biblioteca Universitária. As tentativas de aprovação em concursos superam 5 vezes. Por fim, percebe-se que os egressos estão buscando aperfeiçoamento e estão atentos às especializações e qualificação profissional. | - |
Descrição: dc.description | Information and Communication Technologies have changed work situations and professional profiles, and information has become the main resource in the production of goods and services in this society. The objective of this study is to analyze the insertion of students graduating from the Library Science course into the job market from 2010 to 2020. The methodology is characterized by an exploratory and descriptive approach, adopting a qualitative-quantitative approach, with the application of forms available on the social networks Facebook and Instagram in pages related to the area of Librarianship. The research revealed that the profile of graduating students is predominantly female, aged between 30 and 35 years old. They completed their training in 2018 and work in the area of public service training. The School Library is the sector with the largest number of occupations, followed by the University Library, in which more than 5 competitions were held. Finally, it is clear that graduates are seeking improvement and are aware of specializations and professional qualifications. | - |
Descrição: dc.description | 82 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarianship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduating students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job Market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional profile | - |
Título: dc.title | Mercado de trabalho: um estudo sobre a pessoa egressa do curso de Biblioteconomia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: