Mercado de trabalho: um estudo sobre a pessoa egressa do curso de Biblioteconomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Rosana Portugal Tavares de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLuck, Esther Hermes-
Autor(es): dc.creatorBatista, Aline Auxiliadora Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38640-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057271-
Descrição: dc.descriptionAs Tecnologias de Informação e Comunicação modificaram as situações de trabalho e o perfil profissional, e a informação tornou-se recurso principal na produção de bens e serviços desta sociedade. O objetivo do presente estudo é analisar a inserção dos alunos egressos do curso de Biblioteconomia no mercado de trabalho 2010 a 2020. A metodologia é caracterizada como exploratória descritiva, adotando uma abordagem quali-quantitativa, com aplicação de formulários disponibilizados nas redes sociais Facebook e Instagram em páginas relacionadas a área de Biblioteconomia. A pesquisa revelou que o perfil dos alunos egressos é predominantemente do gênero feminino, com idade entre 30 a 35 anos; concluíram a formação em 2018 e trabalham na área de formação majoritariamente no serviço público. A Biblioteca Escolar é o setor com maior número de ocupações, seguido de Biblioteca Universitária. As tentativas de aprovação em concursos superam 5 vezes. Por fim, percebe-se que os egressos estão buscando aperfeiçoamento e estão atentos às especializações e qualificação profissional.-
Descrição: dc.descriptionInformation and Communication Technologies have changed work situations and professional profiles, and information has become the main resource in the production of goods and services in this society. The objective of this study is to analyze the insertion of students graduating from the Library Science course into the job market from 2010 to 2020. The methodology is characterized by an exploratory and descriptive approach, adopting a qualitative-quantitative approach, with the application of forms available on the social networks Facebook and Instagram in pages related to the area of Librarianship. The research revealed that the profile of graduating students is predominantly female, aged between 30 and 35 years old. They completed their training in 2018 and work in the area of public service training. The School Library is the sector with the largest number of occupations, followed by the University Library, in which more than 5 competitions were held. Finally, it is clear that graduates are seeking improvement and are aware of specializations and professional qualifications.-
Descrição: dc.description82 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos egressos-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil profissional-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarianship-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectGraduating students-
Palavras-chave: dc.subjectJob Market-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional profile-
Título: dc.titleMercado de trabalho: um estudo sobre a pessoa egressa do curso de Biblioteconomia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.