Competências associadas à Phronesis percebidas pelos estagiários do curso de Administração da UFF em sua formação acadêmica e profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540-
Autor(es): dc.contributorTayt-Son, Débora Bogéa da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2202633460038100-
Autor(es): dc.contributorPinto, Camila Braga Soares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6477125105143473-
Autor(es): dc.contributorDrumond e Castro, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8495850686386703-
Autor(es): dc.creatorLopez, Patrícia Eugenia Escobar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057270-
Descrição: dc.descriptionO estágio na graduação se apresenta como um período fundamental na formação do aluno, ao oferecer a oportunidade de uma experiência profissional, além de criar um ambiente para a troca de conhecimentos e experiências com outras pessoas, possibilitando assim um aprendizado contínuo. Nesse contexto, insere-se o fortalecimento de habilidades, competências e virtudes, aprimorando a sua atuação e qualificação profissional. As instituições universitárias procuram cumprir as exigências das organizações, dando aos estudantes a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, por meio do preparo acadêmico que inclui o estágio, o qual é visto como atividade instrumentalizadora da práxis. O contexto atual das organizações exige adaptabilidade, reflexão, imaginação, aprendizado, experiência e julgamento diante de situações complexas e difíceis. A phronesis, também conhecida na literatura como sabedoria prática, se apresenta como uma virtude que capacita o profissional da Administração a enfrentar os atuais desafios. É vista como uma virtude integradora, pois proporciona diferentes abordagens para uma tomada de decisão inteligente para benefício das partes envolvidas. Diante disso, o objetivo desse estudo foi identificar as competências associadas à phronesis percebidas pelos estagiários do curso de Administração da UFF em Niterói, relacionadas a sua formação acadêmica e profissional. Para embasar o estudo, foi necessário aprofundar alguns conceitos, tais como: estágio, phronesis, práxis e competências. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa-quantitativa. Na pesquisa de campo, foram utilizados como instrumentos o questionário e entrevista semiestruturada. O questionário foi acessado e respondido por 104 discentes por meio de um formulário do Google Forms. Para compreensão das vivências dos estagiários e para realizar a triangulação dos dados com a revisão bibliográfica e com os dados advindos do questionário, foram entrevistados 14 discentes, através do Google Meet. O conteúdo transcrito foi aprovado e assinado pelos entrevistados. O método utilizado foi a análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Diante do que foi pesquisado, colhido e analisado, concluiu-se que as principais competências percebidas associadas à phronesis foram: a responsabilidade, o compromisso, a coragem, a honestidade, o autocontrole, a perseverança e a justiça. A contribuição deste estudo está no fato de trazer reflexões sobre a importância da phronesis no desenvolvimento do estágio e o seu alcance na evolução e fortalecimento de virtudes e competências nas funções desempenhadas diariamente pelo estagiário, em sua formação profissional, de modo a aprimorá-las.-
Descrição: dc.descriptionThe undergraduate internship is a fundamental period in the student's education, offering the opportunity for professional experience, as well as creating an environment for exchanging knowledge and experiences with other people, thus enabling continuous learning. In this context, skills, competences and virtues are strengthened, improving their professional performance and qualifications. University institutions seek to meet the demands of organizations, giving students the opportunity to prepare for the job market through academic preparation, including internships, which are seen as activities that instrumentalize praxis. The current context of organizations requires adaptability, reflection, imagination, learning, experience and judgment in the face of complex and difficult situations. Phronesis, also known in the literature as practical wisdom, presents itself as a virtue that enables management professionals to face current challenges. It is seen as an integrating virtue, as it provides different approaches to intelligent decision-making for the benefit of the parties involved. In view of this, the aim of this study was to identify the competencies associated with phronesis perceived by trainees on the UFF Administration course in Niterói, related to their academic and professional training. In order to provide a basis for the study, it was necessary to delve into some concepts, such as: internship, phronesis, praxis and competencies. This is an descritive study with a qualitative-quantitative approach. In the field research, questionnaires and semi-structured interviews were used as instruments. The questionnaire was accessed and answered by 104 students using a Google Forms form. In order to understand the trainees' experiences and to triangulate the data with the theoretical framework and the data from the questionnaire, 14 students were interviewed using Google Meet. The transcribed content was approved and signed by the interviewees. The method used was content analysis, according to Bardin (2016). In view of what was researched, collected and analyzed, it was concluded that the main competences associated with phronesis perceived were: responsibility, commitment, courage, honesty, self-control, perseverance and justice. The contribution of this study lies in the fact that it brings reflections on the importance of phronesis in the development of the internship and its scope in the evolution and strengthening of virtues and competences in the functions performed daily by the intern, in their professional training, in order to improve them.-
Descrição: dc.description143 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPhronesis-
Palavras-chave: dc.subjectVirtudes-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências éticas-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectConduta-
Palavras-chave: dc.subjectSabedoria-
Palavras-chave: dc.subjectPrudência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectVirtue-
Palavras-chave: dc.subjectEthical Competencies-
Palavras-chave: dc.subjectInternship-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training-
Título: dc.titleCompetências associadas à Phronesis percebidas pelos estagiários do curso de Administração da UFF em sua formação acadêmica e profissional-
Título: dc.titleCompetencies associated with Phronesis perceived by interns in the UFF Administration course in their academic and professional training-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.