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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Kleber Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4214232692385373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7522646482705888 | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Cinthia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057259 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal desta pesquisa é dialogar conceitos e diferentes ferramentas de análise para compreender como se dá a representação da mãe preta contemporânea em três novelas da Rede Globo. Em paralelo às bibliografias de racismo e sexismo, nos apoiamos na concepção de discurso (ORLANDI, 2015), as definições de figuras de poder (COLLINS, 2018) e a problemática da representação (HALL, 2016) para compor nossa análise. A começar pelo entendimento de quem é essa mãe preta contemporânea no Brasil, sabendo que ela não traduz nem resume a figura da mammy ou mucama, mas representa aqui uma nova categoria, proposta nos sentidos que hoje ativados de maneira não tão óbvia quanto à escravidão, por exemplo, mas que ainda podem ativar violências simbólicas à sua imagem. Enxergamos as novelas da emissora como objeto por serem produtos culturais de grande apelo no Brasil e que, pela verossimilhança ao cotidiano do país, podem enunciar desenhos reais nas discussões propostas. Agora, as características “trabalhadoras” e “amorosas” são lidas a partir de novas práticas televisionadas já que, a princípio, uma direção comum em narrativas da Globo foi colocar pessoas negras apenas em papéis de subserviência (ARAÚJO, 2001), o que construiu uma percepção desse corpo feminino negro restrito ao trabalho doméstico. Contudo, uma vez que a novela acompanha debates nacionais, queremos dialogar se e de quais formas esses discursos em torno da mãe preta são atualizados, apresentando, no contemporâneo, novas possibilidades para sua representação. Com Manuela (Êta Mundo Bom!, 2016), Zefa (Segundo Sol, 2018) e Marlene (Vai Na Fé, 2023), reunimos cenas reveladoras sobre as dinâmicas das personagens e de suas narrativas, vendo elas como sujeito de pesquisa nessa busca pelo reflexo, nas novelas, de outros desenhos possíveis para mulheres como elas. | - |
Descrição: dc.description | 160 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mãe preta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação de gênero e raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novelas da Rede Globo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vai na Fé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Título: dc.title | Manuelas, Zefas e Marlenes: desenhos discursivos da mãe preta contemporânea em novelas da Globo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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