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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Maria Jussara Abraçado de | - |
| Autor(es): dc.creator | Taranto, Thayssa de Abreu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38211 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057258 | - |
| Descrição: dc.description | Com a popularização da internet e, especialmente, dos sites de redes sociais, pessoas começaram a fazer de seus perfis uma espécie de diário virtual onde registravam não apenas fragmentos de sua rotina, mas suas opiniões, reflexões sobre um tema etc. Por tratar-se de uma escrita compartilhada, o desejo de visibilidade passou a desempenhar papel fundamental nesse processo, sendo o humor uma das muitas estratégias utilizadas para aumentar e assegurar a "audiência" desses perfis. Entre as diversas publicações de caráter humorístico presentes na internet, um tipo específico nos tem chamado a atenção: o meme do jovem desorientado e sem perspectiva, que ri de sua própria desgraça. Para obter esse efeito, são utilizados diversos recursos, tais como a presença de imagens, incorreções na grafia, alterações sintáticas, polissemia, ambiguidade, ironia, trocadilhos, frame-shifting e contrafactualidade. Quanto a este último, objeto de nosso trabalho, trata-se de uma forma de raciocínio que estabelece uma situação imaginária, contrária aos fatos, a partir da qual é possível tomar decisões, construir conhecimento de diferentes naturezas (inclusive científico), fazer humor etc. (FAUCONNIER e TURNER, 2002). E muito embora a contrafactualidade seja, via de regra, representada por orações condicionais, ela não se restringe a relações de causa e efeito, mas envolve diversos aspectos da compreensão, do raciocínio, da decisão e do julgamento, estando amplamente presente na linguagem cotidiana (FAUCONNIER e TURNER, 1998; 2002). Assim sendo, esta tese busca analisar construções contrafactuais não canônicas presentes em tweets humorísticos veiculados entre os meses de outubro e novembro de 2018 na página "Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga", que, apesar de se tratar de uma página do Facebook, tem por costume publicar conteúdos de outras redes sociais. A fim de levar a cabo esta análise, nos utilizaremos, sobretudo, da Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994; 1997) e da Integração Conceitual (FAUCONNIER e TURNER, 2002) bem como de conceitos oriundos de estudos na área da cognição, tais como a metáfora da pessoa dividida (LAKOFF, 1993; 1996), frame (FILLMORE, 1982), frame-shifting (COULSON, 2001) e ponto de vista (DANCYGIER e SWEETSER, 2012). | - |
| Descrição: dc.description | With the popularization of the Internet and especially social networking sites, people start to make your profiles a kind of virtual diary where they recorded not only fragments of their routine, but their opinions, reflections on a theme, etc. are recorded. Because it is a shared writing, the desire for visibility began to play a fundamental role in this process, and humor is one of the many strategies used to increase and ensure the "audience" of these profiles. Among the many humorous publications on the Internet, a specific kind has caught our attention: the meme of the disoriented and perspectiveless young man who laughs at his own misfortune. To obtain this effect, several resources are used, such as the presence of images, spelling errors, syntactic changes, polysemy, ambiguity, irony, puns, frame-shifting and counterfactuality. As for the latter, object of our work, it is a form of reasoning that establishes an imaginary situation, contrary to the facts, from which it is possible to make decisions, build knowledge of different natures (including scientific), make humor, etc. (FAUCONNIER & TURNER, 2002). And while counterfactuality is usually represented by conditional clauses, it is not restricted to cause-and-effect relationships, but involves various aspects of understanding, reasoning, decision, and judgment, being widely present in everyday language (FAUCONNIER & TURNER, 1998; 2002). Therefore, this thesis seeks to analyze counterfactual non- canonical constructions present in humorous tweets published between October and November 2018 on the page "Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga", which despite being a Facebook page, has the custom post content from other social networks. In order to carry out this analysis, we will use mainly the Theory of Mental Spaces (FAUCONNIER, 1994; 1997) and Conceptual Integration (FAUCONNIER & TURNER, 2002) as well as concepts from studies in the field of cognition such as the divided self-metaphor (LAKOFF, 1993; 1996), frame (FILLMORE, 1982), frame-shifting (COULSON, 2001) and viewpoint (DANCYGIER & SWEETSER, 2012). | - |
| Descrição: dc.description | 142 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contrafactualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração conceitual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meme | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humor (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Counterfactuality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blending | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
| Título: dc.title | Sou brasileiro, mas já desisti faz tempo: um olhar cognitivista sobre tweets humorísticos contrafactuais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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