
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Júlia Bastos | - |
| Autor(es): dc.creator | Lourenço, Maria Rachel Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38859 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057253 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a gestão de unidades de conservação e sua relação de sobreposição com as comunidades tradicionais. A pesquisa, qualitativo-interpretativa, foi orientada pela interação entre saberes tradicionais e científicos, promovida pelo curso, que incluía encontros com lideranças quilombolas, indígenas e caiçaras. Utilizando uma abordagem bibliográfica e documental, apresenta-se uma breve reflexão sobre o preservacionismo versus comunidades tradicionais e como isto pode ser traduzido na relação colonizador versus colonizado, utilizando como referência a complexidade da região de Paraty e Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa reflete sobre a colonialidade na gestão de unidades de conservação e sugere desdobramentos futuros, destacando a importância do diálogo contínuo entre os diversos saberes para a construção de uma gestão respeitosa com as comunidades locais. | - |
| Descrição: dc.description | This thesis focuses on the management of conservation units their overlay relationship with traditional communities. The research, qualitative-interpretative, was guided by the interaction between traditional and scientific knowledge, promoted by the course, which included meetings with quilombola, indigenous and caiçara leaders. Using a bibliographical and documentary approach, a brief reflection is presented on preservationism versus traditional communities and how this can be translated into the colonizer versus colonized relationship, using as a reference the complexity of the region of Paraty and Angra dos Reis, in the State of Rio de Janeiro. The research reflects on coloniality in the management of conservation units and suggests future developments, highlighting the importance of ongoing dialogue between different knowledges for the construction of a management respectful of local communities. | - |
| Descrição: dc.description | 47 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidades de conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraty (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ubatuba (SP) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservation units | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis | - |
| Título: dc.title | Gestão de unidades de conservação: uma reflexão sobre colonialidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: