Construção de software educativo por meio da utilização de mídia interativa inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Alessandro Farage-
Autor(es): dc.contributorNegreiros, Erika Michele Avelino-
Autor(es): dc.contributorYamazaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorChafin, Angelo Jorge de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:14:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:14:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057251-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste estudo consiste em aprofundar conteúdos teóricos e metodológicos para a criação de um “Software Educativo por Meio da Utilização de Mídia Interativa Inclusiva”. Essa ferramenta trabalha com conteúdo de áudio e vídeo selecionados previamente pelo professor e permite a inserção de novos elementos assistivos a partir do seu uso e das trocas entre docentes e discentes no devir do processo ensino-aprendizagem. As mídias são inseridas de maneira sequencial e entre elas pode ser inserido, ainda, um bloco de texto. O referido software foi concebido para ser utilizado em salas de aulas regulares, mas também nas salas de recursos multifuncionais. A acessibilidade pode ser feita no momento da edição do conteúdo em vídeo. A tradução em libras deve ser inserida sobre o conteúdo falado no vídeo. A audiodescrição pode ser feita no momento em que se constrói o vídeo. São múltiplos os benefícios que essa ferramenta interativa proporciona às pessoas com diversidade funcional no processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi inspirada na cartografia deleuziana, priorizando os aspectos qualitativos, exploratórios e participativos. Para tanto, contamos com a participação do Laboratório de Audiodescrição de Imagens da Universidade Federal Fluminense e da Escola da FIRJAN/SENAI. Nossos resultados mostraram uma grande diferença na percepção dos participantes destes dois espaços educativos. Assim, enquanto na Escola tudo foi aceito sem problematização, no Laboratório Universitário, sugeriram-se várias mudanças para implementar a acessibilidade. Haja vistas que mais da metade dos participantes do Laboratório eram pessoas cegas, o nosso trabalho ressalta o princípio ético “nada sobre nós, sem nós”.-
Descrição: dc.descriptionThe proposal of this study aims to delve into theoretical and methodological contents for the development of an "Educational Software Through the Use of Inclusive Interactive Media." This tool operates with audio and video content selected in advance by the teacher, while allowing for the integration of new assistive elements through their use and exchanges between teachers and students in the evolution of the teaching-learning process. Media elements are inserted sequentially, with the option of including a text block among them. The aforementioned software was designed to be used in regular classrooms, but especially in multifunctional resource rooms. Accessibility features can be implemented during video content editing. Translation into sign language should overlay the spoken content in the video. Audio description can be added during the video construction process. There are multiple benefits that this interactive tool provides to people with disabilities in the teaching-learning process. The methodology used was inspired by Deleuzian cartography, prioritizing qualitative, exploratory, and participatory aspects. To this end, we had the participation of the Image Audio Description Laboratory of the Federal Fluminense University and the FIRJAN/SENAI School. Our results showed a significant difference in the perception of participants in these two educational settings. While everything was accepted without issue at the School, the University Laboratory suggested several changes to implement accessibility. Given that more than half of the Laboratory participants were blind, our work emphasizes the ethical principle of "nothing about us, without us."-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmídias; audiovisual; vídeo interativo; áudio interativo; divulgação científica; acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Mídia, Recurso didático, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectmedia; audiovisual; interactive vídeo; interactive áudio; scientific dissemination; science communication; accessibility-
Título: dc.titleConstrução de software educativo por meio da utilização de mídia interativa inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.