Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Neyse Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8557004448134357 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Pedro Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3936053665731311 | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6508573831557108 | - |
Autor(es): dc.contributor | Velasco, Rodrigo Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5052477877565136 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2224616373705118 | - |
Autor(es): dc.creator | Kira, Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:14:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:14:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057248 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe um mergulho na compreensão dos impactos dos estereótipos sociais de gênero ligados ao machismo no futebol no processo da formação da identidade de mulheres, sob uma perspectiva narrativa. O cenário esportivo muitas vezes reflete e perpetua normas sociais que marginalizam as mulheres, e o futebol é uma dessas práticas. Nesse contexto, essa investigação procura compreender a interação entre o machismo observado no âmbito do futebol feminino e o impacto desse estereótipo de gênero na formação da identidade das mulheres que praticam esse esporte, influenciando sua percepção do esporte e de si mesmas, tendo como fonte as narrativas de jogadoras, ex-jogadoras, jornalistas, árbitras, narradoras e dirigentes que sofreram e ainda sofrem preconceitos fruto do machismo. A narrativa emerge como uma ferramenta poderosa para visibilizar esses estereótipos de gênero, mostrando que ainda hoje se faz necessário ações que possibilitem a construção de uma visão mais igualitária e equitativa no futebol, promovendo uma transformação cultural mais ampla. | - |
Descrição: dc.description | This research proposes a deep dive into the impact of gender stereotypes and machismo in football on the identity formation of women, using a narrative perspective. The sports arena often reflects and perpetuates social norms that marginalize women, and football is one of these cases. In this context, this investigation seeks to understand the interaction between machismo in the context of women's football and the impact of this gender stereotype on the formation of the identity of women who play this sport, influencing their perception of the sport and of themselves. It uses narratives as a source, drawing on the experiences of players, former players, journalists, referees, narrators and managers who have suffered and still suffer prejudice as a result of machismo. Narrative emerges as a powerful tool for revealing these gender stereotypes, showing that there is still a need for actions that enable the construction of a more equal and equitable vision in football, promoting broader cultural transformation. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women´s football | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Título: dc.title | "O futebol não gosta da mulher, mas têm muitas mulheres que amam o futebol. Vamos continuar por aqui": problematizando o machismo através de narrativas sobre o futebol feminino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: